Quem faz o bem tem que saber lidar com a ingratidão?

Perguntado por: rbittencourt . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Mesmo que, muitas vezes, Deus permita a ingratidão na sua vida, saiba que tudo ocorre para o bem maior. Diante das provas e expiações, mostre sua perseverança em fazer o bem. Portanto, sempre pratique a caridade e o amor ao próximo. Não importa se as pessoas serão ingratas.

Seja se está lidando com um cliente difícil ou com um amigo ingrato, a melhor abordagem é sempre ficar calmo, ser gentil e estabelecer limites quando for necessário. Nem sempre é possível mudar uma pessoa ingrata, mas você pode sempre mostrar aos outros como consegue lidar com conflitos no dia a dia.

A pessoa ingrata não valoriza as bênçãos que recebeu nem agradece. Em vez disso, vê sempre os problemas e as coisas que não recebeu. A pessoa ingrata nunca está satisfeita. A Bíblia diz que devemos ser sempre gratos a Deus.

A ingratidão pode ser observada de duas formas: uma através da insatisfação com a vida e outra através da insatisfação com as pessoas. O indivíduo insatisfeito com a vida se torna um “reclamão”. Não consegue dar valor às coisas boas e vive enxergando somente aquilo que lhe falta. Um buraco sem fundo.

Os Malefícios da Ingratidão
Ela causa uma dor emocional e psicológica imensa. Nossa autoestima fica abalada, ficamos arrasados, como se não tivéssemos valor e significássemos nada para aquela pessoa. Sentimo-nos usados e tolos; desapoiados e desrespeitados.

A pessoa ingrata nunca faz do outro uma prioridade. Ela nunca estará lá para ajudá-lo, atender aos seus telefonemas, responder aos seus e-mails etc. Ela só faz essas coisas se puder obter algo positivo em troca. Contudo, se o interesse for seu, ela provavelmente o ignorará.

O mesmo que: mal-agradecida.

1 Que ou aquele que não reconhece e não dá o merecido valor aos favores ou benefícios que lhe foram dados. 2 Que ou aquele que não recompensa devidamente o trabalho que lhe é prestado.

adjetivo Que não agradece nem expressa agradecimento em relação às pessoas que o ajudaram, ou em relação às coisas que recebeu: menino mal-agradecido! Nunca me disse obrigado! substantivo masculino Aquele que é ingrato; sem reconhecimento; desagradecido: os mal-agradecidos não alcançam muitas coisas.

Jamais seja mal agradecido, porque uma hora você pode ser o lado que experimenta a ingratidão. O bem é algo tão escasso hoje em dia. Então, seja sempre grato por todos os gestos de bondade, por menor que sejam. É sempre assim: eu me dedico, me esforço pelos outros para no final não receber nem ao menos um "obrigado".

O ingrato não reconhece que sem ajuda, não chegaria a lugar nenhum. Esquece com muita facilidade as coisas boas que lhe fizeram. Vive no “seu mundo”, busca apenas os seus próprios interesses. É um tipo de pessoa que se torna cega para o amor (e doação) de quem está ao lado.

A ingratidão é própria de quem ama com restrições. Nem sempre a ingratidão é resultado de favores não reconhecidos, mas também de sentimentos não valorizados. Machuca-se mortalmente o amor com a ingratidão. Cometer uma ingratidão intencional significa cravar um punhal na alma de quem lhe ama.

As pessoas gratas têm fé, já as pessoas ingratas são incrédulas. As pessoas gratas amparam, já as pessoas ingratas abandonam as outras pessoas. As pessoas gratas são cheias de amor, já as ingratas são cheias de desamor. Se você quer saber quem você é, olhe o que você sente e você vai saber se você é grato ou ingrato.

É muito importante agradecer. O agradecimento é dessas dádivas para com o benfeitor que engrandecem aquele que recebeu a benfeitoria. O benfeitor o faz porque faz. Mas agradecer é um gesto de reconhecimento de que as pessoas não são obrigadas a fazer para nós.

Significado de Ingrato
adjetivo Que não possui nem demonstra gratidão; que não está agradecido pelos favores que lhe são oferecidos; que não reconhece os méritos da pessoa que o ajuda; displicente.

4 sinônimos de ingratidão para 2 sentidos da palavra ingratidão: 1 desconhecimento. 2 desagradecimento, patada, pontapé.

SALMO 136 – A ingratidão de um filho dói no coração de um pai tanto quanto a nossa ingratidão dói no coração de Deus. A indiferença de um filho parte em pedaços o coração de um pai como nossa indiferença deixa triste o coração de nosso Criador, Mantenedor e Salvador.

ingratos

  1. Que não compensa o trabalho que se lhe consagra.
  2. Escabroso, difícil.
  3. Que não retém.
  4. Pessoa ingrata.

Quem não agradece o que tem, não merece o que não tem.

Quem tem a coragem de fazer o bem, tem que ter a sabedoria de suportar a ingratidão.