Quem faz musculação tem que comer carboidrato?

Perguntado por: isouza . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Uma dieta com comidas fitness com grande fonte de proteínas, carboidratos e gorduras boas vão ajudar a alcançar ótimos resultados com a musculação.

É a proteína ou carboidrato que aumenta a massa magra? Por desinformação e senso-comum, muitos acreditam que apenas as proteínas são responsáveis pelo ganho de massa magra. Mas, ambos são eficientes quando o assunto é ganho de músculos.

Para otimizar a recuperação muscular, recomenda-se que o consumo de carboidratos esteja entre 5 e 8g/kg de peso/dia. Em atividades de longa duração e/ou treinos intensos, há necessidade de até 10g/kg de peso/dia para a adequada recuperação do glicogênio muscular e/ou aumento da massa muscular6.

Os três macronutrientes - gorduras, carboidratos e proteínas - afetam seu corpo de maneiras diferentes. Estudos mostram que a proteína é de longe o mais saciente. Ajuda você a se sentir mais cheio - com menos comida (*3). Isso ocorre em parte porque a proteína reduz o nível do hormônio da fome grelina.

Para crescer massa muscular rápido é necessário que a alimentação seja rica em fontes de proteína. De preferência, inclua uma fonte de proteína em todas as refeições, como frango, peixe, carne, feijão, leite e derivados.

Além de pegar pesado na musculação e ingerir proteínas e nutrientes suficientes, é preciso priorizar as horas de sono e os dias de descanso. Afinal, a hipertrofia ocorre nesse momento, enquanto o músculo trabalhado se recupera. Vale lembrar que o ganho de massa muscular é algo construído gradualmente.

Arroz

1. Arroz. Seja branco ou integral, o arroz é um alimento rico em carboidratos e uma opção presente em quase todas as mesas brasileiras. Sendo assim, não podemos deixar de fora essa ótima fonte de nutrientes, sais minerais (cobre, selênio e zinco) e ações antioxidantes.

Refrigerante: a presença de conservantes, açúcar e sódio em sua composição pode atrapalhar a hipertrofia e provocar o acúmulo de gordura. Carnes processadas: presunto, mortadela e salsicha fazem parte da lista de piores alimentos para quem quer ganhar músculos e sua abundância em sódio é a maior culpada por isso.

Geralmente, comer 3 a 5 ovos por dia é o suficiente para hipertrofia. Esta quantidade de ovos trará todos os benefícios do alimento na construção de massa muscular.

O que não comer depois do treino? De acordo com o especialista, ingerir alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar e/ou gordura saturada no pós-treino não propicia uma boa recuperação dos tecidos musculares (importante para quem busca a hipertrofia).

Quais são os alimentos ricos em carboidratos?

  • Aveia.
  • Batata-doce (não podia faltar)
  • Batata inglesa.
  • Arroz branco.
  • Arroz integral.
  • Frutas.
  • Pão integral.
  • Leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha…)

Como a creatina é um aminoácido que promove benefícios a longo prazo, esse suplemento pode ser tomado antes ou depois dos treinos. No entanto, para melhorar a absorção da creatina, é importante ingerir esse suplemento sempre junto com um alimento fonte de carboidratos, como pão, tapioca, banana ou melancia.

Realizar exercícios compostos, como agachamentos, levantamento de peso morto, supino e flexões, que envolvem vários grupos musculares ao mesmo tempo, é altamente recomendado. Esses exercícios desencadeiam uma resposta anabólica no corpo, promovendo o crescimento muscular.

"A pesquisa vem para dizer que tem uma proteína produzida pelo exercício que coordena isso. Então, quando a gente faz exercício, nós produzimos uma proteína chamada interleucina-6 e ela é responsável por coordenar esse aumento do nosso metabolismo nesse gasto energético", aponta o professor.

Feijão. Que o arroz e o feijão são a combinação perfeita para a nossa saúde você já sabe. Porém, o que talvez você não saiba é que uma xícara (chá) de feijão tem 21 gramas de carboidratos e, em razão disso, a ingestão diária desse alimento nos fornece boas doses de potássio e ferro, além de proteínas e fibras.

No entanto, se você não está treinando, a quantidade de proteína que você precisa é geralmente menor do que a de alguém que está fazendo exercícios regularmente. O consumo excessivo de proteínas, sem o exercício adequado, pode levar ao ganho de peso, pois o excesso de calorias é armazenado como gordura no corpo.