Quem faz musculacao pode comer soja?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Uma das vantagens é que a soja é rica em arginina, composto que eleva a oferta de oxigênio e nutrientes pelo sangue, potencializando o rendimento nos treinos. A soja também é responsável pelo aumento do hormônio do crescimento (GH), muito importante na regulação da composição corporal.

Antes de iniciar os treinos, é preciso consumir alimentos que forneçam vigor. Os carboidratos e proteínas encontrados na soja são excelentes opções e contribuem para manter o equilíbrio e a saúde do organismo.

Quando consumida diariamente, a soja previne em até quatro vezes as doenças cardíacas nas mulheres. Os componentes da soja agem no controle do acúmulo de gordura nas artérias, auxiliando na redução do colesterol e o risco de doenças cardíacas”, afirma o nutricionista Breno Lozi.

Por isso, deve evitar comer alimentos com alta concentração de açúcar, como doces industrializados, chocolate, balas, biscoitos, bolos, tortas, algumas barras de cereal, entre outros. A carne vermelha é um bom alimento para se consumir no pré-treino, porque fornece bastante energia devido à abundância de proteína.

Os inimigos de uma boa dieta para atividade física para sua saúde saõ: as gorduras, frituras, bebidas alcóolicas, alimentos mindustrializados (ricos em sódio). Tenha muito cuidado... uma suplementação inadequada também pode ser ineficiente quando não for orientada por um profissional capacitado.

A soja é rica em vitaminas, como A e C, e minerais, como cálcio e fósforo. Esses componentes fazem com que o alimento tenha a capacidade de fortalecer a pele e cabelos porque estimula a produção de ácido hialurônico e colágeno, além de beneficiar a saúde dos ossos, prevenindo doenças como a osteoporose.

Ambas são boas fontes de proteína para quem treina e inevitavelmente vão funcionar muito bem para complementar sua necessidade proteica diária. Todavia a soja fornece menos aminoácidos essenciais (inclusive menos BCAAs) do que o whey protein.

Em suma, o consumo regular de produtos à base de soja ou suplementos de isoflavona pode levar ao hipotireoidismo em indivíduos sensíveis, especialmente aqueles que possuem uma glândula tireoide hipoativa.

Creatina Max Titanium
Você pode tomá-la antes ou depois do treino, sendo indicado apenas uma vez ao dia, diluindo 3g em 200 ml de água ou outra bebida de sua preferência. Ela não é indicada para alérgicos a leite, ovo e soja pois a fórmula pode conter derivados desses ingredientes.

Qual a melhor forma de consumo? A soja pode ser consumida de diversas maneiras na nossa alimentação. Jobst acredita que as melhores são em forma de tofu ou missô e, por último, em grão. “O ideal é consumir a soja fermentada.

Há uma ideia amplamente difundida de que não é possível consumir ovos no pré-treino, apenas na alimentação pós-treino. Isso é um mito. A verdade é que o consumo desse ingrediente antes da prática de exercícios é muito benéfico e pode, sim, ser feito!

Ou seja, é importante priorizar uma alimentação balanceada. Para mulheres na menopausa, a nutricionista indica um consumo que varie entre 3 a 4 vezes na semana. Porém, é importante atentar-se sempre aos exames e recomendações médicas, além de observar as reações do corpo com o consumo regular.

100 g de soja fornece mais de 30g de proteínas, quase a mesma quantidade que encontramos em 1 filé pequeno de carne bovina. A soja é a base do tofu, que além de proteínas, também é uma ótima fonte de cálcio, ferro e ômega 3.

Alguns dos principais erros que atrapalham no ganho de massa muscular costumam ser uma dieta pobre em nutrientes e/ou em calorias, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, treino ineficiente, pouco descanso entre os grupos musculares, falta de sono e estresse.

"No processo de hipertrofia, é primordial comer alimentos calóricos, mas de boa qualidade. O excesso de alimentos açucarados, frituras e industrializados podem trazer resistência a insulina e aumento do colesterol, por exemplo, aumentando as chances de ganhar tecido adiposo.

Realizar muitos treinos sem ter o tempo correto de descanso pode ter uma grande influência negativa em seus resultados. Isso porque as fibras ainda estão se recuperando dos estímulos que foram propostos nos treinos e a sobrecarga acaba sendo prejudicial.

Difícil é evitar essas tentações, ainda mais quando se quer definição muscular e hipertrofia. E os grandes vilões por você ainda não ter o corpo que pretende, certamente podem estar escondidos na sua alimentação: a gordura e o açúcar. Todos sabem que para ter um shape bacana é preciso fazer uma dieta.

Proteínas. Os alimentos ricos em proteínas são essenciais para serem ingeridos após o treino, pois ajudam os músculos a se recuperarem de possíveis lesões. Alguns alimentos indicados são: leguminosas, como feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico.