Quem faz MBA tem título de mestre?

Perguntado por: lvarela . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 18 votos

Contudo, MBA não é mestrado, mas um curso de especialização lato sensu, já que é direcionado para a prática profissional. É correto ver o MBA como uma metodologia de formação de executivos e gerentes de projetos. Por suas características, ele costuma ser procurado por profissionais que desejam crescimento na carreira.

Nesta categoria entra o Master in Business Administration (MBA), que é voltado a profissionais do mundo empresarial. Logo, pode-se dizer que uma das principais diferenças entre um mestrado e um MBA está no tipo de pós-graduação a que pertencem. O mestrado é stricto sensu, enquanto o MBA é lato sensu.

Se você procura uma especialização em alguma área específica ou busca um conhecimento novo em outro segmento, a pós pode ser a melhor escolha. Por outro lado, se pretende alcançar um cargo de gestão, o MBA é a alternativa mais adequada.

Um profissional com título MBA é um especialista na área de gestão e administração, portanto, ele está habilitado para dar aulas à estudantes universitários. Contudo, é importante saber que isso só é possível em instituições privadas, onde ter uma titulação lato sensu é o suficiente para lecionar.

O significado da sigla MBA – Master in Business Administration representa um curso de pós-graduação lato sensu, voltado à atuação prática profissional. Investir em conhecimento é a melhor forma para crescer profissionalmente e desenvolver habilidades pessoais para liderar equipes e dominar processos de produção.

A modalidade mestrado concederá ao egresso o título de mestre, seja ele oriundo de curso de pós-graduação de mestrado ou mestrado profissional. Já a modalidade doutorado concederá ao egresso do curso o título de doutor.

Ora, chama-se de “mestre” quem conclui o mestrado, mas pessoas com conhecimento em determinadas áreas também recebem o adjetivo, como “mestre de artes marciais”, “mestre-cuca”, etc.

A diferença principal entre pós-graduação e MBA é o foco do grau acadêmico. O MBA tem o foco para a formação empresarial e executiva. Já a pós-graduação é uma formação voltada à especialização em determinada área.

Fazer uma especialização, MBA ou mestrado antes de ingressar no doutorado ajuda a construir essa maturidade. Tanto é que a maioria dos programas de doutorado dá preferência para quem cursou o mestrado previamente.

Quem realizou um MBA, por exemplo, posteriormente pode investir em um mestrado. O mesmo é válido para os concluintes do mestrado, que podem dar seguimento ao doutorado. Outra possibilidade é se dedicar a cursos de idiomas, intercâmbio profissional e/ou cultural ou até mesmo buscar um novo cargo.

O MBA, Jr.
é um curso de caráter livre, com metodologia de ensino própria desenvolvida através de benchmarking com grandes Escolas de Negócios internacionais.

Os MBAs exercitam, além de tudo, a capacidade de liderança dos alunos. Com isso, os deixa preparados para enfrentar diferentes cenários no meio empresarial e, também, para resolver conflitos com mais assertividade e autonomia.

Vale ressaltar que a pós-graduação e o MBA têm o mesmo peso acadêmico, o que muda na verdade é que cada um deles acolhe um público diferente. Por exemplo, geralmente, a pós-graduação é desenhada para um público de pessoas que está no início da carreira e pretende alcançar posições de gestão no futuro.

MBA é uma modalidade de pós-graduação que começou a ser praticada no Brasil mais recentemente e é direcionada a profissionais em cargos de gestão. Sendo assim, tanto os cursos de especialização (pós-graduação) quanto os MBAs referem-se a uma modalidade lato sensu feita após a graduação.

Então, sim, quem tem uma pós no currículo é obrigatoriamente um especialista. Por isso, o mercado de trabalho considera a pós-graduação a opção mais efetiva para quem quer alcançar esse título e se destacar na profissão.

Quanto custa fazer um MBA
No Brasil, um MBA tem carga horária entre 390 e 500 horas, e o custo total pode variar de R$ 40.000 a R$ 200.000.