Quem faz jejum sente fome?

Perguntado por: ulancastre . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Provavelmente levará tempo para o seu corpo entender o jejum, e você pode se sentir mais faminto e mais fraco do que o normal.

Jejum intermitente realmente tem efeito na perda de peso? A bibliografia científica sugere que o jejum intermitente está associado a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo, em torno de 8 a 12 semanas, com redução de 0.1 a 0.6 kg por semana (ou 3 a 8% de perda de peso desde o início).

Já pensou conseguir perder peso em apenas três dias? É a promessa das dietas de 72 horas, que levar as pessoas a perderem até dois quilos nesse período de tempo. Nesses dias, a pessoa pode seguir uma dieta de menos de mil calorias diárias e é essa restrição que trará perda de peso.

Semana 5. Você já terá eliminado cerca de 5 kg e, com a sensação de saciedade aumentada, terá muito mais facilidade em manter seu jejum. Sinta a melhora na sua saúde, disposição e autoestima.

24 horas

O período de jejum pode variar de 10 a 24 horas, podendo ser feito diariamente ou somente em alguns dias da semana. A definição desses parâmetros depende da adaptação e do histórico de saúde de cada paciente.

Para a especialista, o jejum pode levar à perda de peso, mas graças à restrição calórica, e não por promover uma queima de gordura mais rápida. Embora algumas pessoas, principalmente as que têm dificuldade de contar calorias, possam se adaptar ao jejum intermitente, ele não deve ser indicado a qualquer um.

Jejum intermitente, jejum calórico ou simplesmente “pular o café da manhã”. Essa estratégia é popular para quem deseja perder uns quilinhos ou variar estratégia de emagrecimento. Existem várias formas de aplicá-la: em dias pontuais, em dias consecutivos ou dia sim e dia não.

O estudo demonstrou que pular o café da manhã, fazendo um jejum no início do dia, pode de fato, auxiliar a perda de peso, através de uma maior mobilização substancial do tecido adiposo.

Para que ele auxilie na queima de gordura, o paciente deverá ficar em jejum durante grandes intervalos de tempo, como 12, 16 ou mais horas por dia. “Depois desse período de tempo sem ingerir alimentos, o organismo fica sem oferta de fonte de energia e será forçado a queimar a gordura acumulada para gerar energia.

O poder do jejum foi estudado pelos investigadores da Universidade do Sul da Califórnia, que descobriram que fazer uma interrupção de apenas três dias na dieta alimentar pode regenerar todo o sistema imunitário. A fome induz as células indiferenciadas a produzirem novos glóbulos brancos para combater infeções.

Afinal, o que emagrece primeiro no corpo? O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento.

Chás, café e água não quebram o jejum calórico, ou seja, não possuem calorias. Já shots de limão, café ou chás com TCM ou C8 (ácido caprílico) não quebram o jejum metabólico, isto é, mantém o organismo em um estado de cetose produzindo corpos cetônicos como fonte energética.

O período de jejum normalmente varia de 10 a 36 horas. Em alguns casos, se faz jejum intermitente todos os dias, em outros, somente algumas vezes por semana. Isso depende muito do histórico de saúde de cada pessoa, seus objetivos e adaptação – e deve ser feito sempre com acompanhamento profissional.

Esse tipo de dieta tem vários tipos de janelas alimentares ; períodos em que o indivíduo não pode comer nada ;, mas a maioria dos programas defende limitar a ingestão de alimentos entre, no mínimo, 12 horas e, no máximo, 23 horas. Cientistas têm estudado os impactos desse regime em diferentes áreas.

Ficar muito tempo em jejum, ao invés de ajudar a emagrecer, dificulta a perda de peso. Além de desacelerar o nosso metabolismo, o que torna o processo de emagrecimento muito mais lento e difícil, ainda faz com que haja perda de massa magra.

Os resultados mostraram que a prática, batizada de jejum de dias alternados (ADF, na sigla em inglês), promove restrição calórica de 35% e ajuda na perda de, pelo menos, 3,5 quilos em quatro semanas.

14 horas

Ficar em jejum por um período mínimo de 14 horas, por exemplo, contribui diretamente para diminuir a ingestão de calorias na alimentação, o que ajuda na perda de peso.

Apenas comer pouco não ajuda a emagrecer. Para perder peso é preciso gastar mais calorias do que se consome, a fim de que o excesso não seja armazenado no organismo em forma de gordura. As atividades físicas favorecem o aumento de massa muscular, acelerando o metabolismo e a queima de células de gordura.

No estudo anterior, os praticantes do jejum intermitente perderam uma média de 1kg. Para colocar isso em perspectiva, se uma das pessoas obesas pesa 90 kg, então isso é em torno de 2 kg, ou um pouco mais de meio quilo por semana.

Esse método não traz dificuldades e pode ser praticado quase que diariamente. Jejuar de manhã e pela noite, concentrando as horas da janela alimentar no meio do dia. Tomar café da manhã, almoçar e depois começar o jejum. Funciona muito bem sobretudo para quem costuma dormir cedo.

Diferentemente do café e chás sem adoçar e da água, a água com limão no jejum intermitente não é recomendada. Isso porque, via de regra, o correto seria que o consumo é liberado dependendo da quantidade de limão na água.