Quem faz hemodiálise pode comer pão?

Perguntado por: epaz9 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Sim. Além de diminuir o consumo (de acordo com a orientação do nutricionista), deve-se sempre preferir os carboidratos que sejam também ricos em fibras como as frutas, os cereais integrais (pão, arroz, macarrão, aveia), feijões entre outros.

Fontes alimentares com potássio, fósforo, magnésio e cálcio, por exemplo, podem ser importantes para a alimentação de quem faz hemodiálise. Como sugestão de alimentos, pode-se citar os cereais, legumes e verduras para contribuir com a ingestão desses nutrientes.

Durante as sessões de diálise, os pacientes recebem um lanche, na maioria das clínicas de diálise, e é importante que o paciente consuma este lanche, pois ele estará contribuindo para a reposição do gasto energético que possivelmente tenha ocorrido.

Quem faz hemodiálise precisa evitar alguns alimentos mais pesados e gordurosos, assim como aqueles com alto teor de potássio e os industrializados, que possuem conservantes e são grandes fontes de fósforo, facilmente absorvido no intestino.

O que não pode faltar na festa junina também é o Bolo de Fubá! A nossa equipe de nutricionistas escolheu uma receita deliciosa, saudável e super fofinha para você. Essa receita é liberada para pacientes em diálise e também para os transplantados. Mas lembre-se, coma sempre com moderação!

Prefira as frutas pobres em potássio, como: abacaxi, ameixa, banana maçã, laranja lima, maçã, mamão, manga, melancia, morango, pêra e pêssego.

O consumo de proteínas, como frango, ovo, laticínios e peixe, na dieta para a hemodiálise deve ser aumentado, para evitar as perdas desse nutriente, que geralmente ocorre durante o tratamento, prevenindo, assim, a perda de massa muscular e de peso.

Não ultrapasse! Algumas frutas e legumes são compostos por até 98% de água (melancia, tangerina, pêra, laranja, melão, tomate, couve-flor, brócolis, etc).

É preciso destacar que o paciente com rins funcionantes elimina água de forma constante. A bexiga está sempre em processo de enchimento. Já o paciente em hemodiálise que não mais urina só tem aquelas 4 horas de cada sessão para retirar o excesso de líquido.

As diretrizes atuais recomendam restringir a ingestão de proteína na dieta de pacientes com doença renal crônica avançada, para ajudar a reduzir os sintomas e a progressão da doença.

Gordura. A ingestão exagerada de alimentos gordurosos pode resultar no aumento de peso e levar a doenças do coração. Além disso, eles elevam os níveis de colesterol, o que favorece o surgimento de problemas nos rins. A manteiga, a maionese e as frituras, por exemplo, devem ser evitadas.

Com isso, podemos dizer que mesmo as pessoas com problemas renais, como também as pessoas que não têm problemas renais, devem ter muito cuidado com o consumo excessivo de açúcar e de alimentos que o contém como bolos, tortas, bolachas, sorvetes, etc.

- Batatas: Pode ser a tradicional batata inglesa ou a batata doce, não importa. Esses tubérculos, são alimentos repletos de vitaminas e minerais que ajudam a combater os cálculos renais. O amido, substância encontrada em grande quantidade nesses vegetais, também auxilia nas funções renais, purificando o órgão.

Quem faz hemodiálise precisa do tratamento para retirar o excesso de água do organismo. Entre uma sessão e outra, ela poderá se acumular no corpo causando diversos problemas. Por isso é importante controlar a quantidade de líquidos ingeridos.

– Os demais vegetais, tais como: chuchu, espinafre, couve-flor, quiabo, berinjela, vagem, brócolis, batata, mandioca, abobrinha, podem ser ingeridos à vontade se forem cozidos sem casca, cortados em pequenos pedaços e em boa quantidade de água, sendo que esta água deve ser desprezada.

Pessoas que sofrem de doenças do rim mais severas, como insuficiência renal crônica, devem ainda controlar a ingestão de proteínas, presentes, por exemplo, nas carnes, nos ovos e nos derivados de leite.

Qualquer paciente que apresente déficit na função renal deve evitar o excesso no consumo de alimentos ricos em potássio, como pinhão, batata doce assada, amendoim, canjica, quentão, paçoca, pé de moleque, cural, cuscuz de milho e pamonha.

Resposta: Se o paciente estiver em diálise, o recomendado é não ultrapassar um pires de verdura crua por dia. As cozidas (quando despreza a água do cozimento) pode comer um pouco mais de um pires por dia.