Quem faz hemodiálise não pode trabalhar?

Perguntado por: ifernandes . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

O paciente que faz hemodiálise pode trabalhar? Vários pacientes em hemodiálise trabalham, mas isso depende das condições clínicas de cada um e do horário das sessões. O governo, através de lei Federal, auxilia financeiramente pacientes portadores de doença renal crônica em diálise.

Para receber o auxílio-doença, o paciente precisa comprovar que está há mais de 15 dias sem poder trabalhar em virtude da insuficiência renal. Esse auxílio poderá ser prorrogado conforme a condição de saúde do trabalhador e a necessidade de tratamento que o afaste do ambiente de trabalho.

O paciente em hemodiálise poderá conduzir sua vida normalmente, mas isso irá depender do estado clínico de cada um. A pessoa que apresenta boas condições pode trabalhar e ter uma vida social normal, desde que considere e cumpre com as recomendações médicas e horário das sessões do tratamento.

Aqueles que possuem doença renal crônica possuem o direito, por lei, de receber aposentadoria especial que será paga pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Pela legislação atual, já recebem esse benefício - no valor de um salário mínimo mensal - os idosos a partir de 65 anos e os portadores de deficiências incapacitados para o trabalho.

As pessoas com diagnóstico de doença renal crônica são consideradas deficientes, para todos os efeitos legais. Art.

O paciente renal, aposentado por invalidez ou por acidente de trabalho, que necessite de assistência permanente de outra pessoa, tem direito a receber um acréscimo de 25%, calculado sobre o valor de seu benefício.

A sobrevida média, segundo a literatura, é de 10 anos, mas sabemos que isso depende de muitos fatores, como serviço, atendimento, horas de diálise, etc.

Quando você descobre a doença é necessário mudar o ritmo da vida, o que não é fácil, além disso, a mudança tem que se da noite para o dia. Hoje eu me sinto bem, e pra mim a única dificuldade da hemodiálise é a limitação de poder viajar. Isso é uma coisa que me tira um pouco a liberdade de ir e vir.

O paciente que necessita fazer hemodiálise passa por diversas limitações e mudanças no seu cotidiano, vivenciando perdas biopsicossociais que poderão gerar várias repercussões em sua vida causando descontentamentos. A percepção que paciente tem de sua própria vida passa a ser muitas vezes distorcida.

91%

O valor do Auxílio-doença corresponde a 91% do salário de benefício, ou seja, uma média simples dos salários de contribuição ou do salário dos últimos 12 meses de contribuição, o que for menor.

Uma sessão de diálise em uma clínica particular pode chegar a R$ 600. Governo desembolsa R$ 2,3 bilhões por ano com tratamentos - e é pouco.

Uma curiosidade: enquanto na hemodiálise o filtro está na máquina, na diálise peritoneal ele é o peritônio, uma membrana que reveste os órgãos abdominais.

As complicações mais comuns durante a hemodiálise são, em ordem decrescente de frequência, hipotensão (20%-30% das diálises), cãibras (5%-20%), náuseas e vômitos (5%-15%), cefaleia (5%), dor torácica (2%-5%), dor lombar (2%-5%), prurido (5%), febre e calafrios (< 1%).

Quando os rins não funcionam adequadamente, substâncias indesejáveis - como potássio, fósforo, sal e líquidos - acumulam-se no sangue. Com isso durante o processo de hemodiálise surgem alguns sintomas como indisposição, câimbra, náuseas, vômitos, falta de apetite, aumento da pressão arterial, inchaço e mal-estar.

Para os pacientes em hemodiálise, o consumo excessivo de líquidos pode ser perigoso, causando inchaço, aumento da pressão arterial, e também edema agudo de pulmão.

A maioria demonstrou que exercícios físicos realizados durante a hemodiálise promovem efeitos benéficos na melhora da capacidade aeróbica, força muscular e no controle dos fatores de risco cardiovasculares, auxiliando a remoção dos solutos durante a hemodiálise.

TJ/AC: Doente renal crônico tem isenção do pagamento de IPVA – SEDEP.

Transporte exclusivo para tratamento de hemodiálise
No caso, os deveres constitucionais e legais restaram observados pelo Distrito Federal, que além de garantir o acesso ao programa regular de hemodiálise, também conferiu aos portadores de insuficiência renal o direito ao transporte público gratuito, por meio da Lei n.

Art. 1º Fica isento do pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU, pelo período em que estiver em tratamento de hemodiálise, o imóvel de propriedade da pessoa acometida de doença renal que exija tal procedimento.