Quem faz hemodiálise não pode beber água?

Perguntado por: rgaspar . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Quem faz hemodiálise precisa do tratamento para retirar o excesso de água do organismo. Entre uma sessão e outra, ela poderá se acumular no corpo causando diversos problemas. Por isso é importante controlar a quantidade de líquidos ingeridos.

Geralmente a quantidade de líquidos que pode ser ingerida por pacientes com insuficiência renal crônica situa-se entre os 2 a 3 copos de 200 ml cada, somados ao volume de urina eliminado em um dia.

Controlar a ingestão de líquidos
Controlar a ingestão de líquidos, como água, chás, sopas, sucos e café, durante o tratamento de hemodiálise é importante, porque o excesso dessas bebidas pode provocar inchaço, contribuindo para o ganho de peso, falta de ar e pressão alta.

A água empregada na hemodiálise deve ser rigorosamente controlada para manter o seu padrão de segurança. A presença de microrganismos (tais como bactérias heterotróficas) e inorgânicos (alumínio, flúor, cloramina dentre outras) pode causar sintomas durante a hemodiálise e riscos à saúde do paciente.

Uma curiosidade: enquanto na hemodiálise o filtro está na máquina, na diálise peritoneal ele é o peritônio, uma membrana que reveste os órgãos abdominais.

Paciente renal pode tomar refrigerante? É melhor não! Primeiro, é bom destacar que os refrigerantes são, em geral, prejudiciais ao organismo. Além de terem muito açúcar, existem outras substâncias que podem causar sérios problemas.

O excesso de líquido no organismo pode também levar à dilatação das câmaras cardíacas. Perdendo o formato elíptico, o coração passa a apresentar uma redução ainda maior de sua capacidade de bombear sangue para todo o corpo.

Sim. Além de diminuir o consumo (de acordo com a orientação do nutricionista), deve-se sempre preferir os carboidratos que sejam também ricos em fibras como as frutas, os cereais integrais (pão, arroz, macarrão, aveia), feijões entre outros.

Depois que começar a fazer hemodiálise, há chances do rim voltar a funcionar ? Não, se o paciente tiver doença renal crônica avançada, seus rins não voltarão a funcionar mesmo fazendo hemodiálise. A diálise é apenas um método de substituição do rim e não tem a capacidade de reverter lesões renais.

Quanto aos efeitos colaterais, no geral, os pacientes são sentem nada, mas pode ocorrer queda da pressão arterial, câimbras ou dor de cabeça. Em todos os casos, os pacientes são acompanhados por um médico e uma equipe de enfermagem durante o procedimento.

Prefira as frutas pobres em potássio, como: abacaxi, ameixa, banana maçã, laranja lima, maçã, mamão, manga, melancia, morango, pêra e pêssego.

Evite comer mais de 2 peças de frutas por dia. Dê preferência àquelas que possuem baixo teor de potássio, como maçã, uva, pêssego, abacaxi, tangerina e morango. Como carboidratos, prefira arroz e massas, porque são pobres em potássio. Evite batatas fritas, pois estas são riquíssimas em potássio.

As diretrizes atuais recomendam restringir a ingestão de proteína na dieta de pacientes com doença renal crônica avançada, para ajudar a reduzir os sintomas e a progressão da doença.

É preciso destacar que o paciente com rins funcionantes elimina água de forma constante. A bexiga está sempre em processo de enchimento. Já o paciente em hemodiálise que não mais urina só tem aquelas 4 horas de cada sessão para retirar o excesso de líquido.