Quem faz fragmentação?

Perguntado por: anobrega8 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

A fragmentação ocorre naturalmente para a reprodução, mas pode acontecer também após algum acidente ou danos causados por predadores. As esponjas, alguns cnidários, turbelários, equinodermos e anelídeos se reproduzem por fragmentação.

Podemos citar como exemplos de organismos que se reproduzem por brotamento os fungos, as hidras, as esponjas e até certas plantas.

Fragmentação: também chamada de regeneração, nela ocorre o surgimento de um novo indivíduo a partir de um fragmento. Nesse caso, há duas etapas: a fragmentação de um indivíduo e a regeneração desse fragmento, formando um novo indivíduo.

Existem dois tipos de fragmentação, a fragmentação interna e a fragmentação externa.

As principais causas da fragmentação são a expansão urbana, processos de industrialização, agricultura e silvicultura intensivas e os fenômenos de expansão da infraestrutura viária (MÚGICA DE LA GUERRA, 2002).

A fragmentação de sólidos é uma operação unitária que tem por objetivo reduzir o tamanho dos fragmentos de determinado material (matéria-prima ou produto final). Também é usado o termo cominuição para redução de tamanho e inclui processos como esmagar, moer, picar, porcionar (dicing), entre outros.

Também conhecida como fragmentação, ela representa uma importante unidade operacional em diversos segmentos industriais. O principal objetivo desse processo na indústria é reduzir o tamanho e aumentar a área de superfície dos sólidos usados na fabricação de produtos.

Fragmentação é o processo de separação de um todo em partes. Considera-se fragmentação como sendo a divisão em partes de uma dada unidade do ambiente, partes estas que passam a ter condições ambientais diferentes em seu entorno.

3º - Fragmentação: a planta divide-se em fragmentos, dando origem a novas plantas idênticas. 4º - Partenogênese: o gameta feminino desenvolve-se mesmo se não for fecundado. 5º - Esporulação: a planta reproduz-se por meio de esporos. Assim, uma nova planta surge se houver condições ambientais favoráveis.

Os cnidários podem reproduzir-se de maneira sexuada ou assexuada. Nas hidras, o brotamento, um tipo de reprodução assexuada, é muito comum nas estações mais quentes do ano. Nesse processo, observa-se o desenvolvimento de um broto na parede do corpo do animal, o qual se destaca e torna-se uma hidra independente.

Significado de Fragmentar
verbo transitivo direto e pronominal Reduzir(-se) a fragmentos, dividir em pequenas partes, quebrar(-se): fragmentar uma obra. Etimologia (origem da palavra fragmentar). Fragmento + ar.

25 sinônimos de fragmentação para 2 sentidos da palavra fragmentação: Redução a fragmentos: 1 esfacelação, desintegração, despedaçamento, esfarelação, esfacelamento, esmigalhadura, esmigalhamento, espedaçamento, pulverização, quebra, quebradura, quebramento, tritura, trituração, trituramento.

1. Pedaço de coisa quebrada. 2. Resto de coisa gasta, derretida ou queimada em parte, etc.

A fragmentação de habitat pode ocorrer por meios naturais, com algum tipo de desastre, ou pode ser causada por atividades humanas que degradam o ambiente, como a agricultura, a pecuária, exploração de madeira, queimadas, construções de estradas, construções civis, urbanização, etc.

Tipo de reprodução assexuada em que um ou mais fragmentos de um ser vivo se destacam, dando origem, cada um deles, a novos indivíduos iguais ao progenitor.

Em muitos casos as conseqüências da fragmentação de habitats podem aumentar o risco de extinção de muitas espécies, alterar diversas interações ecológicas, tais como mutualismo entre planta-polinizador, alterar as taxas de crescimento vegetal, mudar a estrutura demográfica das populações, e influenciar de forma ...

A fragmentação da produção é originalmente conceituada, nos estudos de organização industrial, como uma combinação de processos produtivos desenvolvidos externamente à firma, que ocorre por meio da divisão da produção em processos e unidades separadas até obter um ou vários produtos finais.

A história da cidade fragmentada tem sido também marcada pelos denominados “bairros sociais”. Na maior parte dos casos, esta habitação social produz áreas desqualificadas, quase sempre de baixa qualidade de construção, concentrando problemas de pobreza e exclusão social, de marginalidade geográfica e de insegurança.

Embora o processo fragmentação urbana também possa ser explicado através de outros fatores urbanos, como questões sociais (industrialização, formação de bairros proletariados, etc.) ou a preexistência de infraestrutura (sistema viário), a morfologia urbana também está associada aos aspectos da paisagem natural.