Quem faz estética pode ser chamada de doutor?

Perguntado por: zfigueiredo . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

Biomedicina Estética: Profissionais podem sim utilizar o título de Doutor ou Doutora! O hábito de chamar biomédicos, entre outras profissões na área da saúde, de “doutor” no Brasil, tem mais a ver com a cultura popular do que necessariamente com o grau de formação desses profissionais.

O termo “doutor” não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Só é necessário utilizá-lo em comunicações com pessoas que tenham o grau de doutorado, mesmo que não exista um decreto específico que comprove que outros profissionais não possam adotá-lo.

Mestrado e Doutorado em Estética
Essa modalidade forma profissionais em nível de mestrado e doutorado. Ainda não há formações específicas para Estética nesse sentido, mas o profissional pode escolher um ramo da área da saúde para desenvolver pesquisas em Estética.

Esteticista é quem trabalha no tratamento de embelezamento corporal, facial e capilar. Entre suas aptidões estão limpeza de pele, hidratação, massagens, drenagem linfática, aplicação de cosméticos, bronzeamento, depilação e harmonização facial.

Quem faz Biomedicina não recebe o título de médico. O biomédico só será chamado de doutor caso realize um doutorado na área, ao contrário, receberá apenas a titulação de bacharel em Biomedicina. Se optar por se especializar em algum segmento, será chamado de especialista.

Art. 1º - Recomendar que os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, na sua atuação profissional, usem o título de Doutor(a), por se tratar de um direito legítimo e incontestável.

Resposta: Conforme Decisão nº 01/1987 do Conselho Federal de Nutricionistas é permitido ao nutricionista o uso do título de doutor, embora não seja obrigatório tal uso.

Na legislação brasileira, não há nenhuma norma que determine que qualquer profissional sem título acadêmico seja chamado de doutor; para médica, tradição cria barreira.

Não há, mas apenas por tradição! Isto é herança do século XIX, onde praticamente só havia duas profissões socialmente "relevantes": os da área da saúde (médicos) e os com formação em Direito (advogados). O termo doutor é atribuído para qualquer área em que se tenha realizado um doutoramento ou doutorado.

Há, sim, o título de “doutor” como título acadêmico. Esse é inerente à pessoa e pode ser usado tanto no exercício da sua profissão quanto fora.

R$ 1.579,74

O salário médio de um Esteticista no Brasil é de R$ 1.579,74.

Portanto, a resposta é SIM, esteticistas podem atuar com procedimentos injetáveis, no entanto, para isso, devem ter uma formação complementar, como alertou Beloni.

O bacharel em Estética e Cosmética: além dos conhecimentos adquiridos de técnicos e tecnólogos, o bacharel entende de visagismo e pode atuar em pesquisas científicas na área. O profissional é habilitado para qualquer função dentro da área de Estética e Cosmética.

A harmonização facial, sem dúvida, é uma área de grande destaque no que diz respeito à área da estética que dá mais dinheiro, principalmente pelo buzz causado pela popularidade desta técnica entre os famosos.

A área de Cosmetologia Injetável é uma das opções pra quem deseja fazer uma pós-graduação na área de estética. Um curso de pós-graduação como esse oferecerá os conhecimentos necessários pra realizar esse procedimento e cobrar por essa abordagem especializada.

Para exercer a profissão em Estética e Cosmética não é necessário ter um registro oficial em determinado Conselho. Em cada estado do Brasil, existe um sindicato em que o profissional poderá se afiliar. Vale ressaltar, que a profissão de esteticista foi regularizada pela Lei 13.643 em 3 de abril de 2018.

O esteticista ou tecnólogo em Estética e Cosmética é o profissional que promove a beleza e o bem-estar por meio de técnicas e procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares.