Quem faz estética pode fazer preenchimento labial?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 13 votos

Apesar das esteticistas poderem realizar diversos tratamentos, em uma linha geral elas NÃO PODEM aplicar botox ou preenchimento sem a devida especialização nessa área. Para poder realizar o botox, por exemplo, há necessidade de um curso de especialização em técnicas intradérmicas e subcutâneas.

Entre as aptidões deste profissional estão limpeza de pele, hidratação, massagens, drenagem linfática, aplicação de cosméticos, bronzeamento, depilação, entre outros. O esteticista também lida com produtos cosméticos para colaborar nos procedimentos.

Entre os casos que não devem se submeter ao preenchimento labial, estão pacientes:

  • com doenças autoimunes;
  • com lesões no lábio ou na cavidade oral;
  • com herpes;
  • gestantes ou lactantes;
  • alérgicos ao ácido hialurônico.

Qual Pós-Graduação uma esteticista pode fazer?

  • Estudos em Estética Facial.
  • Estudos em Dermatologia Facial.
  • Estudos em Dermatologia Corporal.
  • Gestão de Spas e Salões de Beleza.
  • Técnicas em Estética.

Biomedicina Estética: Profissionais podem sim utilizar o título de Doutor ou Doutora!

Resumindo a pergunta que dá título ao texto: podem realizar o curso de aplicação de toxina botulínica os profissionais já graduados das áreas da Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Odontologia, independentemente de especialização.

Sim, se é uma técnica utilizada para fins estéticos, não para fins terapêuticos em outras instâncias, não há impedimento para o esteticista, desde que o profissional tenha a perícia técnica para atuar com tal procedimento ou com uso de um equipamento de estética.

Para atuação, o esteticista deve assumir como o responsável técnico do local onde realiza os atendimentos e isso exige uma diplomação de nível tecnológico, e ainda ter um curso de especialização e/ou formação complementar para procedimentos injetáveis.

“Os Esteticistas e Técnicos em Estética podem atuar com os procedimentos injetáveis desde que estejam capacitados e aptos para desenvolverem tais procedimentos com técnica adequada, segurança e perícia respeitando os demais artigos da nossa lei que descreve como ambos devem atuar dentro de sua formação profissional”.

O técnico em estética é o profissional responsável por operar equipamentos na realização de procedimentos estéticos, aplicar massagens e outros procedimentos. Ele é responsável por garantir que os procedimentos realizados sejam feitos com segurança, visando preservar a integridade de quem está passando por ele.

R$ 1.400

Quanto custa o preenchimento labial de 1 ml? O preço do preenchimento labial tende a variar bastante, isso considerando a diversidade de profissionais e técnicas que podem ser usadas no procedimento. Em média, a aplicação de 1 ml do produto custa por volta de R$ 1.400 (mil e quinhentos reais).

O preenchimento labial é irreversível
Mito. O ácido hialurônico é reabsorvido naturalmente pelo organismo, dentro de um determinado período. Através da aplicação de uma enzima que inativa o ácido hialurônico, o preenchimento é revertido. Porém, o procedimento não costuma ser realizado prevendo sua reversibilidade.

Biomédica não pode realizar procedimentos estéticos invasivos, afirma Justiça Federal em processo movido pela SBD. Os biomédicos não devem invadir a competência do profissional da medicina, devendo ficar restritos aos atos privativos de sua profissão.

O preenchimento facial com ácido hialurônico deve ser feito por médicos, preferencialmente especialistas em estética, como o dermatologista e o cirurgião plástico.

mas nem todo profissional que oferece serviços de estética é autorizado a fazer procedimentos como botox e preenchimento com ácido hialurônico. Mas atualmente, só quem tem diplomas de Medicina, Biomedicina e Odontologia pode aplicar injetáveis com fins estéticos.

Cada classe profissional possui suas próprias regras, mas no geral, podem atuar com a aplicação de botox: Enfermeiros. Médicos. Biomédicos.