Quem faz EJA pode entrar na faculdade?

Perguntado por: epimenta . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Afinal, quem faz supletivo / EJA pode fazer faculdade? Se você concluiu o ensino médio com EJA pode fazer faculdade como qualquer outro estudante. O EJA não impede que o aluno faça faculdade, pelo contrário, é uma forma de dar oportunidade de educação para quem não conseguiu terminar os estudos na idade adequada.

As desvantagens de se terminar os estudos pelo EJA
Os cursos presenciais possui uma dificuldade que prejudica a maioria dos alunos: a falta de flexibilidade. Apesar de que, o dia e hora definido possam ajudar na organização de alguns, para outros isso acaba sendo um problema.

Para isso, basta matricular-se em um supletivo credenciado junto ao Ministério da Educação (MEC) e realizar a prova de aptidão. O aluno receberá o certificado de conclusão e procederá normalmente com a matrícula no Ensino Superior, caso passe na prova.

Segundo a coordenadora do programa de Educação para Jovens e Adultos, Marinalva Cuzin, a formatura é muito importante para a realização pessoal e profissional dos estudantes do EJA. Os alunos receberão dois diplomas, um certificado de conclusão do EJA anos iniciais e outro certificado profissionalizante.

Sobre a Educação de Jovens e Adultos

  • Fase I - Corresponde do 1º ao 5º ano do Ensino Regular (séries iniciais do Ensino Fundamental)
  • Fase II - Corresponde do 6º ao 9º ano do Ensino Regular (séries finais do Ensino Fundamental)
  • Ensino Médio.

Os alunos que vão concluir o Ensino Médio em qualquer modalidade da rede estadual, neste ano, ou aqueles que se declararem membros de famílias de baixa renda, estão isentos do pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) é uma avaliação que afere as competências, habilidades e saberes de pessoas que não concluíram a educação básica na idade adequada. Não é necessário ter concluído a EJA para fazer a prova.

As matérias dessa fase são: Sociologia, Filosofia, Biologia, Física, Química, Língua Portuguesa, Inglês, Artes, História, Geografia, Educação Física e Matemática.

Sim. A reprovação por faltas ocorre quando o aluno ultrapassa os 25% do número de horas-aula dadas no ano letivo ou semestre letivo.

A EJA é um bom modo de concluir uma etapa fundamental da vida, o que possibilita que as portas se abram para boas oportunidades, como ingressar em um curso superior. Outra vantagem é que se trata de um método rápido para retomar os estudos.

O curso do Ensino Médio - POR ETAPA da EJA EAD é a opção para quem deseja cursar somente uma etapa. Se já completou as duas primeiras etapas do Ensino Médio e só falta a 3ª etapa, o Aprendiz oferece a oportunidade de você concluir seus estudos com a vantagem de um valor e prazo bem reduzido.

Nesse momento surgi uma dúvida para quem fez supletivo. Posso fazer faculdade mesmo tendo feito supletivo? A resposta é sim! É assegurado a qualquer um que tenha completado o ensino médio regular ou obtido o certificado de conclusão pelo EJA o acesso às instituições de ensino superior.

Quem conclui recebe o diploma do supletivo com valor legal no Brasil que pode ser usado para atestar que o aluno terminou a educação básica. Por isso, quem faz supletivo pode concorrer em concurso público assim como também pode começar uma faculdade.

Sim, quem fez Encceja pode fazer faculdade!

Ministério da Educação - Ministério da Educação.

Com base nisso, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (Parecer CNE/CEB nº 11/2000 e Resolução CNE/CEB nº 1/2000) determinam que a idade inicial para matrícula em cursos de EJA é a de 14 (quatorze) anos completos para o Ensino Fundamental e a de 17 (dezessete) anos para o Ensino Médio.

Sim. A colação de grau formal é uma cerimônia acadêmico-institucional e obrigatória a todos os alunos concluintes de curso de graduação. Com a realização da colação de grau, o estudante cumprirá o requisito obrigatório para que a Instituição prossiga com a emissão e o registro do seu diploma.