Quem faz doação pode pedir de volta?

Perguntado por: ogonzaga . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Afinal, cabe arrependimento? Segundo a jurisprudência, não. Em regra, o contrato de doação é irrevogável, de forma que não pode ser rescindido unilateralmente.

557 do Código Civil, a doação poderá ser revogada dentro do prazo de um ano, a contar da data em chegar ao conhecimento do doador o fato que a autorizar, e de ter sido o donatário o seu autor.

Um desses possíveis acontecimentos chama-se doação com cláusula de reversão, que é a condição onde, no caso de uma doação de imóveis, o doador pode pactuar que o bem doado retorne para si caso o donatário faleça antes dele.

Não fumar por duas horas após a doação; Nas 12 horas após a doação, não praticar exercícios físicos e atividades perigosas, como subir em locais altos ou dirigir caminhão, ônibus em rodovias, etc; Permanecer no Hemocentro após a doação por 15 minutos.

A doação de um imóvel em vida evita que exista brigas entre os herdeiros, pois as doações em vida não entram no inventário que é aberto após a morte de um indivíduo.

Alguns doadores podem apresentar após a doação: tontura, desmaio, mal estar, náuseas, vômitos, hematoma ou dor no local da punção venosa. Na dúvida, entre em contato com o Hemocentro. Caso sinta tontura ou mal estar após a saída do Hemocentro, solicite auxílio a alguém e deite-se.

O usufruto PODE SER revogado ou cancelado.
A revogação poderá ser feita pelo usufrutuário ainda em vida, e será cancelada automaticamente com a morte do usufrutuário – que pode ser mais de um. Art. 1.410.

Veja lista de entidades beneficentes que retiram doações a...

  • EXÉRCITO DA SALVAÇÃO. A instituição internacional mantém no Brasil centros de educação infantil, abrigos para menores em situação de risco e para idosos, entre outras atividades. ...
  • BAZAR UNIBES. ...
  • LIGA SOLIDÁRIA.

Segundo os artigos 557 e 558 do Código Civil, podem ser revogadas por ingratidão as doações: quando o donatário atenta contra a vida do doador ou comete crime de homicídio doloso contra ele.

Esta ação pode ser proposta a qualquer tempo, mesmo que o doador ainda esteja vivo. Contudo, deverá ser observado o prazo prescricional de 10 anos (art. 205 do CC), contado a partir da data do ato de liberalidade (data da transferência bancária dos recursos ou do registro da escritura de doação dos imóveis).

Principais impedimentos definitivos
» Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas. » Uso de drogas ilícitas injetáveis. » Malária. » Doença de Parkinson.

A cláusula de reversão deve ter estipulação expressa e está prevista no Artigo 547 do Código Civil: “O doador pode estipular que os bens doados voltem ao seu patrimônio, se sobreviver ao donatário.

DA REVERSÃO Com fulcro no artigo 547 , do código civil brasileiro, fica estabelecido que em caso de falecimento do DONATÁRIO, estando o DOADOR ainda em vida, o bem objeto deste contrato retornará ao patrimônio deste, sem qualquer tipo de obstrução.

Na proposta, aqueles que forem a óbito em “confronto contra ações legítimas do Estado” devem passar por uma “doação compulsória”, ou seja, sem a permissão de um familiar.