Quem faz dieta pode tomar guaraná da Amazônia?

Perguntado por: avelasques6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

O chá do guaraná pode controlar a fome, o que pode ser benéfico para pessoas que estão realizando algum tipo de regime. O guaraná age no sistema nervoso, e assim pode induzir ao processo de lipólise, que ajuda a liberar a gordura na corrente sanguínea.

Se você faz exercícios, o guaraná também pode ajudá-lo: ele contribui na perda de peso por meio da melhora no metabolismo de gorduras. ”Esse processo envolve a liberação de gordura na corrente sanguínea, que acaba ficando disponível para ser utilizada como fonte de energia durante o exercício”, diz Clarissa.

Essa fruta é estimulante, antioxidante, anti-inflamatória, diurética, aumenta o gasto calórico e melhora a pressão sanguínea, entre outros benefícios. Mas é válido mencionar que ela também pode causar sintomas como insônia, irritabilidade e taquicardia se for consumida em excesso.

A quantidade recomendada é de 2 a 5 g por dia, pois seu consumo excessivo pode trazer efeitos colaterais como insônia, alterações de humor e palpitações cardíacas.

A dose segura de utilização do guaraná em pó ainda não está claramente determinada. Em uma quantidade entre 3g e 15g pode ser encontrado até 550mg de cafeína, o que já acarretaria sintomas de “cafeinismo”. Sugere-se então o consumo de 2g ou, no máximo, de 5g (1 colher de chá) do guaraná em pó por dia.

Lançada no final do verão, a Guaraná Antártica Natu é a opção mais saudável da linha do refrigerante que é a cara do Brasil.

Guaraná ajuda a emagrecer
Isso se deve ao chamado efeito termogênico, que nada mais é do que um processo que aumenta a energia gasta durante o dia e cria um cenário favorável para a lipólise - a queima de gordura que acontece, principalmente, durante exercícios físicos.

O guaraná em pó pode ser consumido misturado com água ou suco, se for da sua preferência. Um suco de maçã ou abacaxi com o pó costuma ficar bem saboroso e fornecer outras vitaminas e nutrientes, sendo uma bebida completa e eficiente. A mistura com iogurte também é uma opção, bem como em vitaminas e salada de frutas.

Quanto ao momento de seu consumo, é ideal que seja antes do exercício, cerca de 1 hora antes, com a refeição pré-treino. Nesse caso, orienta-se o acompanhamento da frequência cardíaca durante a sessão de treino, e é contraindicado para pessoas com doenças cardiovasculares, insônia, gestantes, lactantes, entre outros.

O Guaraná, arbusto da família das Sapindáceas, muito comum no Amazonas e no Pará é também conhecido como naranazeiro, uaraná, guaranaúva e guaranaína. Foi descoberto em 1821 por Humboldt em contato com tribos indígenas que viviam na Amazônia, município hoje chamado de Maués.

O alerta é dirigido especialmente a quem tem problema cardíaco ou sofre de hipertensão. O cardiologista Raimundo Marques, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, enfatiza que, para essas pessoas, o consumo de guaraná em pó ou do extrato da planta é totalmente proibido.

O Guaraná em Pó é usado para combater o cansaço físico e mental. De modo geral, o pó de guaraná serve para repor a energia e melhorar até a atenção. Ele contém cafeína e os efeitos da cafeína no nosso organismo são de nos deixar mais atentos.

Tomar uma colher de café (pequena) de guaraná em pó com um copo de água (ou sua bebida preferida) em jejum, de preferência pela manhã. Caso necessite de energia suplementar, tomar dose similar nas primeiras horas da tarde.

Guaraná, acai(em dose menor) contudo que são naturais, podem aumentar sim a ansiedade. De qualquer forma sábio é procurar ajuda de algum profissional da área medica ou de nutrição que possa te ajudar a entender a origem da tua ansiedade e ter o suporte necessário para tua cura.

Cinco minutos após o consumo, a cafeína pode ser detectada em todo o corpo humano, atingindo o seu pico de ação depois de 30 minutos, com duração de ação de quatro a seis horas.

A concentração de cafeína presente no guaraná em pó pode ser até quatro vezes maior que a encontrada no café, fornecendo efeitos com duração média de seis horas. Por isso, é comumente utilizado como um pré-treino poderoso. Recomendação de consumo: Adicione 1 colher de Guaraná em Pó em 1 copo de água quente ou fria.

O guaraná é rico em compostos que possuem propriedades antioxidantes, que neutralizam moléculas potencialmente prejudiciais chamadas radicais livres. Essas moléculas podem interagir com partes de suas células e causar danos relacionados ao envelhecimento, doenças cardíacas, câncer e outras complicações de saúde.

Ingredientes (2 porções)

  • 400 ml de gelo (mais ou menos uma forma de gelo)
  • 4 colheres (sopa) de leite em pó
  • 6 colheres (sopa) de xarope de guaraná, bem cheias.
  • 2 colhers(sopa) de amendoim torrado.
  • 2 colheres (sopa) de castanha de caju torrada.
  • 2 colheres (chá) de pó de guaraná
  • Suco de 1 limão (opcional)