Quem faz dieta pode comer flocão de milho?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Quando preparado de forma adequada, pode ser um excelente aliado à dieta. Para isso, basta prepará-lo com flocos de milho e água, evitando colocar ingredientes calóricos extras. Não se trata apenas de um alimento delicioso e versátil. Ele oferece benefícios consideráveis à saúde.

O cuscuz pode ser consumido no café da manhã, no almoço e no jantar. Para as pessoas que desejam emagrecer, uma opção é substituir o pão do café da manhã pelo cuscuz.

Sem falar que, no quesito calorias, enquanto 1 porção média de 50g de cuscuz (equivalente a meia unidade de cuscuz paulistinha) contém aproximadamente 57 kcal, uma unidade de pão francês contém 150 kcal.

Café da manhã para emagrecer

  • Frutas frescas.
  • Proteínas magras, como peito de peru e queijo branco.
  • Cereais integrais, como aveia e granola sem açúcar.
  • Gorduras saudáveis, como abacate e oleaginosas.
  • Evitar alimentos ricos em açúcar e processados.

Comer um cuscuz com ovo, carne ou tofu e comer um cuscuz com leite e açúcar vão ter efeitos bem diferentes em seu corpo. Muitas vezes, zerar ou diminuir demais o carboidrato da dieta, tirando todas as fontes possíveis, pode gerar um efeito negativo.

O cuscuz tem menos calorias do que o arroz integral e um pouco mais de proteínas. Entretanto, o arroz integral oferece mais vitaminas e minerais essenciais, tornando-o nutricionalmente superior ao cuscuz.

Cuidado com a quantidade
Assim, a recomendação é consumir uma porção moderada de cuscuz por vez, aquela de mais ou menos 50 gramas, sem exagerar.

Uma tapioca grande feita com 5 colheres de sopa (100 gr) de goma hidratada contém 71 gramas de carboidratos. Enquanto a mesma medida de cuscuz contém em média 25 gramas de carboidratos. Além disso, a tapioca possui mais calorias e menor taxa de fibras.

Então perceberam que o cuscuz tem menos calorias? No entanto o arroz integral (confere aqui no blog) e as raízes oferecem mais vitaminas e minerais essenciais, incluindo magnésio, vitamina B6, fósforo, tiamina, niacina, zinco e ferro, tornando-os nutricionalmente superior ao cuscuz.

Por isso, o que se deve comer antes de dormir, para não engordar devem ser refeições leves com poucas calorias como:

  • Um copo de bebida de arroz, soja ou leite;
  • Um iogurte;
  • Uma vitamina de morango ou kiwi;
  • Uma gelatina.

Cuscuz de milho é boa fonte de nutrientes e garante saciedade - 14/07/2021 - UOL VivaBem.

Sugestão da nutricionista para um sanduíche saudável: frango desfiado, alface, cenoura ralada e um fio de azeite de oliva extravirgem. De acordo com a nutricionista, todos os tipos de raízes e tubérculos, como batata doce, batata baroa, inhame, aipim e inhaminho são indicadas para substituir o pão.

Ele é naturalmente livre de glúten, dá uma grande saciedade e combina muito bem com todo tipo de recheio, como carnes, ovos, frango, carne seca e queijos assados. Cerca de 6 colheres de sopa de cuscuz equivalem a 2 fatias de pão de forma.

De acordo com a nutricionista clínica Julia Marquez, o cuscuz com ovo, especialmente gema, que é riquíssima em colina, uma vitamina do complexo B, é importante na formação do neurotransmissor acetilcolina. É o responsável pela melhora da memória, cognição e atividade muscular.

Alimentos como alface, couve-flor, brócolis, berinjela e abobrinha, por exemplo, são uma boa pedida para serem ingeridos à noite, já que, por serem leves, garantem uma boa noite de sono. As oleaginosas são alimentos que trazem inúmeros benefícios à saúde, pois fortalecem o organismo e previnem doenças.