Quem faz dieta pode comer canjiquinha?

Perguntado por: iribeiro6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Por possuir inúmeros benefícios, a canjiquinha de milho é um alimento que pode ser consumido diariamente dentro da nossa dieta, sendo um ótimo ingrediente para quem se preocupa com a saúde na alimentação.

Estima-se que o prato tenha 699 calorias em uma porção de 744 gramas. Se supormos que uma pessoa se limitará a comer a metade da porção, ou seja, 372 gramas da receita, ela consumirá 349,5 calorias.

Receita de canjiquinha - porção 2 conchas grandes, 92,16 calorias por porção - Vitat Receitas.

Mas se você não se animou com a ideia de comer macarrão todo santo dia, confira também receitas com cuscuz de milho, canjiquinha, polenta. Esse pratos são ótimos para substituir o arroz, sem deixar o cardápio cair na mesmice.

Benefícios do produto: Rica em ácido fólico. A canjica é rica em ácido fólico; Fonte de carboidratos; Rica em fibras, regulando o intestino e diabetes; Rica em vitaminas do complexo B; Fonte de proteínas; Previne doenças cardiovasculares como o colesterol; Ajuda a emagrecer.

Receita de Canjiquinha com Frango, 206,33 calorias por porção - Vitat Receitas.

Além disso, existem alguns alimentos que não contém carboidratos, como é o caso das proteínas, como frango, ovos e peixes, e das gorduras, como azeite e óleo de abacate. O carboidrato é um nutriente importante para fornecer energia para o corpo e que está presente em diversos alimentos.

Para termos uma ideia, 50g de canjiquinha de milho fornece 195 calorias, 40g de carboidratos, 3,7g de proteínas, 2,2g de gorduras totais e 1,3g de fibra alimentar - explicam as profissionais.

O índice glicêmico do milho é 52.

Para uma dieta a polenta apesar de parecer um alimento pesado, desde que consumida com moderação é ótimo para aqueles que pretendem emagrecer. Isso porque ele é naturalmente pobre em gorduras. A cada 100g, encontramos apenas 70 calorias.

Péla-égua/Canjiquinha
Para equilibrar a untuosidade desse prato é indicado harmonizar com vinhos tintos com boa acidez, taninos macios e médio corpo, com o Barahonda Campo Arriba 2016 e o Canepa Novísimo Cabernet Sauvignon 2017.

Como tudo na vida, o segredo é buscar o equilíbrio – dessa forma, embora seja um item considerado calórico, o fubá não vai atrapalhar a sua dieta ou impedir a perda de peso, se esse for o seu objetivo.

Receita de Canjiquinha com costelinha, 520,90 calorias por porção - Vitat Receitas.

Então, sim, o diabético pode comer milho, mas com moderação e consciência das demais escolhas do prato. O monitoramento da glicose, duas horas antes e duas depois, também é importante para saber como o milho impactou no controle da sua glicemia.

O QUE COMER NA DIETA PARA EMAGRECER

  • verduras;
  • legumes;
  • frutas;
  • castanhas e sementes;
  • batata;
  • mandioca;
  • cereais e grãos integrais (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), leite e iogurte sem adição de açúcar (prefira os magros);
  • carnes brancas e vermelhas (prefira as magras também), além de ovos.

Sem falar que, no quesito calorias, enquanto 1 porção média de 50g de cuscuz (equivalente a meia unidade de cuscuz paulistinha) contém aproximadamente 57 kcal, uma unidade de pão francês contém 150 kcal.

Canjica é o nome dado a uma espécie de milho branco e também ao prato que é preparado com esse milho e outros ingredientes como leite ou leite de coco e açúcar. No nordeste, o prato recebe o nome de munguzá. Em Minas Gerais é também chamada de piruruca. No Rio de Janeiro é canjiquinha.

Ajuda a emagrecer. Como dito anteriormente, a canjica garante uma sensação de saciedade, fazendo com que você não sinta fome. Sua alta quantidade de fibras, gorduras boas e baixos índices de colesterol fazem com que esse alimento auxilie o emagrecimento.

Lorrana reforça que, apesar dos estudos, o milho deve ser consumido com moderação e deve ser incluído em dietas a partir da indicação de um profissional. Ela recomenda que seja ingerido, no máximo, 450 gramas por dia, preferencialmente in natura, cozido ou assado.

Pesquisa de Alimento
Outras quantidades: 1 xícara - 1909kcal, 1 colher de chá - 40kcal, 1 oz - 251kcal, Outras quantidades: 1 embalagem - 1007kcal, 1 oz - 119kcal, mais...

Sendo assim, o melhor é reduzir os carboidratos da classe dos cereais e derivados como o arroz, feijão, batata etc. e, portanto, preferir os chamados carboidratos complexos, que são responsáveis por liberar energia aos poucos.