Quem faz dieta pode comer biscoito integral?

Perguntado por: ssouza . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Afinal, eles são muito mais saudáveis que as versões tradicionais. Isso porque eles são feitos com farinha integral, famosa por ser uma boa fonte de fibras - e consequentemente ajudar a regular o intestino e a evitar a compulsão alimentar por gerar saciedade.

Biscoitos Cream-craker
Benefício: Em dietas, elas são um ótimo substituto para o tradicional pão, porque tem menos calorias (cada unidade de biscoito tem 30 calorias enquanto um pão soma 120 delas). Efeito contrário: os biscoitos levam na composição certo teor de gordura para deixá-los mais cremosos e crocantes.

Para ser considerado integral, o ideal é que tenha pelo menos 50% dos ingredientes integrais. Opte pelas bolachas que foram enriquecidos por farinhas de aveia, de centeio, de arroz ou fubá. E também por aqueles feitos com grãos e sementes, como a chia, linhaça, aveia, quinoa, pois deixam as bolachas com mais fibras.

Biscoito de banana e aveia
E já que falamos em biscoitos integrais, uma boa dica é apostar no de banana e aveia. Afinal, esses dois ingredientes ajudam a melhorar o nosso bem-estar.

O perigo é o excesso, sempre! Apesar das inúmeras vantagens proporcionadas pelo consumo de alimentos integrais, devemos entender que a principal desvantagem com relação a esses alimentos é o excesso de ingestão.

Na verdade, não é preciso optar nem por uma nem pela outra: é só moderar o consumo. Se o seu fraco são as bolachas doces, você pode comer até 5 unidades de uma bolachinha sem recheio, que praticamente empatam com as calorias da mesma quantidade do biscoito salgado.

Segundo a nutricionista da Pro Teste, Manuela Dias, cerca de seis biscoitos (30 gramas) água e sal têm 1,2 g de gordura trans e o cream cracker, 1,4 g. A Organização Mundial de Saúde recomenda que o consumo dessa gordura não seja maior que 2 g por dia.

Para um produto ser considerado integral este deverá ter, no mínimo, 30% de ingredientes integrais na sua composição; A quantidade dos ingredientes integrais deve ser superior à quantidade dos ingredientes refinados.

Qual é o melhor pão integral para dieta? Segundo a nutricionista, o melhor é sempre o pão 100% integral. “Hoje em dia essa informação já vem indicada na embalagem, mas é sempre bom ler os ingredientes nas informações nutricionais.

Você já deve ter ouvido falar que os produtos integrais devem ser priorizados por quem deseja uma dieta mais saudável. Esse tipo de alimento é aquele que não tem sua estrutura modificada no processo de industrialização, o que ajuda a manter as vitaminas, fibras e minerais.

O arroz integral possui boas quantidades de fibras em sua casca que proporcionam saciedade, ou seja, você comerá menos, além de auxiliar no bom funcionamento do intestino, funções essas que são extremamente importantes para o emagrecimento.

As linhas Plus Life Salgado Multigrãos, da Adria e Cream Cracker Integral, da Piraquê, ficaram em primeiro e terceiro lugar, respectivamente na categoria Biscoito Salgado Integral.

Você pode consumir com torradas integrais ou biscoitos de arroz, que são leves e de fácil digestão. Mas, consuma com moderação, é claro, para não ficar uma refeição calórica.

O pão integral tem menos calorias
Mas você deve ter atenção: comer a mesma quantidade de pão integral pode acabar ajudando a engordar, então recomenda-se comer 2 fatias por dia.

Além disso, a bolacha pode ser considerada um alimento com calorias vazias, ou seja, que apenas adicionam calorias à dieta, sem trazer nenhuma vantagem nutricional. Por isso, o seu consumo deve ser feito com moderação, para evitar o ganho de peso.

Comer 1 porção (6 unidades) de biscoito maisena ou cream cracker atrapalha a dieta? - Nutricionista, graduada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, pós-graduada em Saúde da Família... Depende do seu objetivo e de como isso é consumido.

Existem 127 calorias em 6 biscoitos (30 g).

Embora também não condene o pão francês em tempos de dieta, Baptista sugere o consumo em dias alternados. Nesse sentido, a nutricionista indica substituí-lo, por exemplo, por pães de fermentação natural. "Ou então por outras variedades, como o pão de milho ou de farinha de amêndoa."

Mas já que o pão é um bom alimento para ser incluído no dia a dia, como saber o que passar no pão que seja saudável? Acima de tudo, vale priorizar a adição de alguma fonte de proteína. Keyla indica opções como: queijo minas, frango, ovo, carne peixe, creme de ricota ou patês (frango, atum, sardinha).

Cada bolacha possui 21 calorias. Cinco unidades equivalem ao valor energético de duas fatias de pão deforma integral, que têm mais fibras, menos gorduras, e saciam a fome”, afirma Luciana.