Quem faz curetagem tem quantos dias de repouso?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

O repouso habitual após uma curetagem por aborto incompleto é de cerca de sete dias. Posteriormente, poderá realizar suas atividades habituais e, inclusive, voltar a usar um contraceptivo, indicado pelo seu médico.

Mesmo tendo alta no mesmo dia da curetagem, recomenda-se um repouso de até três dias e a abstinência sexual por um período determinado pelo médico. Caso a mulher sinta dores abdominais intensas ou sangramentos muito fortes, é importante procurar um hospital urgentemente.

Depois da curetagem, o útero fica sem o revestimento interno da sua parede, no entanto, um novo revestimento tende a se formar em algumas semanas. Além disso, caso tenha sido feita dilatação, o colo normalmente volta ao tamanho normal em poucos dias.

Não pode fazer esforço físico após a curetagem quem dirá pegar peso. O médico recomenda repouso total, de 7 a 10 dias.

O repouso após a curetagem ou período de convalescença pós-operatório é necessário para permitir uma cicatrização adequada, sem dor excessiva, sem sangramento excessivo. Esse repouso geralmente é curto de 7 a 10 duas. O repouso sexual também é necessário podendo chegar até 30 dias.

Não há restrição de alimentos após a curetagem. Pode fazer ingesta de quaisquer alimentos que você se sinta bem e pode comer a comida de casa normalmente.

Pela tabela de valores do Datasus, cada curetagem pós-aborto custa R$199,41.

“Um método obsoleto de abortamento cirúrgico”, diz a OMS, indicando que a curetagem deveria ser exceção e usada somente em abortos acima de 14 semanas de gestação. É que ela traz mais riscos como perfuração uterina, hemorragia, infecção e morte.

Após a curetagem pode se ter sangramento discreto por um período de 010 dias, não representando riscos. Subir escadas e dirigir não são impeditivos.

Geralmente o colo do útero fechará no período médio de 7 dias, 1 semana. Converse com seu médico.

Sem dúvida nenhuma, pois já poderia desde o primeiro dia. É um mito descabido que se deve evitar lavar a cabeça após alguns procedimentos ginecológicos e/ou obstétricos.

A curetagem uterina geralmente é feita com anestesia, seja ela por raqui ou sedação. Assim, a paciente não sente nada durante o procedimento. Pode sentir uma cólica leve após.

Muito obrigado por sua pergunta, casos de curetagem geralmente não evoluem com distensão abdominal, por se tratar de um procedimento cirúrgico que ocorre em região intra-uterina. Dessa forma, distensões abominais podem ter outras origens, por isso sempre procure um especialista.

Normalmente a ultrassonografia e' solicitada cerca de 2 semanas apos o procedimento. E o papanicolaou pode ser realizado a partir do termino da próxima menstruação.

Realizada sempre em ambiente hospitalar, a curetagem demanda anestesia geral, por ser relativamente invasivo, já que a cureta – instrumento principal deste procedimento – literalmente realiza a raspagem do endométrio.

A curetagem é um procedimento rápido, em que a paciente é submetida à uma anestesia (que pode ser raquidiana, peridural ou geral), com duração média de 15 minutos.

A primeira menstruação após a curetagem pode vir em um volume maior e com cólicas menstruais mais intensas. A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos. Converse com o seu médico.

Após abortamentos, as vitaminas, como o ácido fólico, podem contribuir para a recuperação do organismo, o que juntamente com uma dieta balanceada e atividade física, vão melhorar as chances de sucesso em uma próxima gestação.