Quem faz criminologia pode trabalhar onde?

Perguntado por: vmorgado . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Os setores de criminologia se estendem tanto para a atuação no setor público quanto no privado. É possível para o profissional trabalhar no serviço de assistência social, em organizações de apoio a infratores, vítimas ou dependentes químicos em reabilitação ou em conselhos consultivos de política.

O que um criminologista faz? O criminologista em si exerce funções relacionadas à solução de crimes e a punição de infratores, visando aplicar medidas e trabalhar os casos de modo a compreender a relação entre a ocorrência de crimes diversos e a sociedade.

A duração do curso de Criminologia é de 2 anos e meio, ou seja, 5 semestres. Essa é, inclusive, outra vantagem dessa graduação.

Como você pode continuar se especializando na carreira
A maioria dos graduados em criminologia que estudam escolhem entre uma ampla variedade de áreas vocacionais e muitas vezes optam por seguir cursos de especialização, mestrado, pós-graduação ou doutorado.

Criminologia não é uma área que se limita ao campo criminal. Um criminologista também pode atuar no meio corporativo, em conjunto com o RH e o setor de Psicologia Empresarial. Aqui, o profissional trabalha em processos seletivos para grandes cargos que envolvem tomada de decisões estratégicas.

Através da ciência da Criminologia o criminólogo realiza a elaboração do perfil criminal, estuda tanto o comportamento do delinquente quanto o comportamento da vítima, elaborando também o perfil desta.

Bacharelado em Criminologia
Outra faculdade que tem tudo a ver com o cargo de perito criminal é a de Criminologia, que é uma das áreas do Direito. Ela tem nível de bacharelado e dura, em média, 2 anos e meio. Nesse curso, é possível aprender as motivações dos crimes e o perfil da vítima, por exemplo.

A criminologia estuda toda a questão sociologia, antropológica, filosófica dos crimes em geral. É a ciência que estuda a questão do crime na sociedade, suas implicações, soluções para aplacar o avanço, etc. Por outro lado, a criminalística trata principalmente de aspectos relacionados ao próprio fato do crime.

O concurso da PC-SP é uma excelente oportunidade para quem quer se tornar policial civil ainda em 2022. São ofertadas 1600 vagas para Escrivão, 900 para Investigador, além de 250 para Delegado.

Como ser um criminologista
Basicamente, para se tornar um criminologista no Brasil, o interessado deve ter completado o ensino médico (antigamente, chamado de segundo grau). Depois, ele precisa ter um diploma feito no curso de graduação de criminologia ou áreas correlatas.

O curso de Investigação Forense E Perícia Criminal apresenta nota de corte média de 581.41 pontos para ingresso pelo Prouni 2021, Considerando a menor nota de corte de 480.68 pontos e a maior nota de corte de 690.92 pontos.

Uma das funções principais da criminologia é estabelecer uma relação estreita entre três disciplinas consideradas fundamentais: a psicopatologia, o direito penal e a ciência político-criminal.

Diferencia-se da criminologia sociológica ou macrocriminologia, que limita-se ao estudo sociológico do crime. A criminologia científica refere-se ao estudo centrado nos objetos e fatores condicionantes da criminalidade. A criminologia abrange a criminologia científica e a prática dos operadores do direito.

O criminólogo pode atuar nos setores público e privado. Para ser servidor público, ele deve ser aprovado em concurso.