Quem faz cirurgia pode passar nervoso?

Perguntado por: rbelchior . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Muitas pessoas se perguntam se a ansiedade antes da cirurgia é normal e a resposta é sim! Entretanto, apesar de ser “normal” ela não é positiva. Isso porque a ansiedade antes da cirurgia pode apresentar riscos e complicações para o procedimento e, por isso, deve ser controlada.

O trauma cirúrgico, como qualquer agressão, exerce múltiplas e variadas alterações no metabolismo orgânico . Estas alterações variam em intensidade e extensão conforme o grau de trauma tismo, a aceitação ou reação emocional do paciente ao procedimento cirúrgico, . seja ela evidente ou não. o seu prognóstico cirúrgico.

Manter-se hidratado, ingerir alimentos leves, de fácil digestão e em pequenas porções são boas dicas. Deve-se evitar comer frituras, alimentos gordurosos, condimentos, carnes suínas ou doces para que a recuperação seja mais rápida. Além disso, não se deve consumir bebidas alcoólicas ou fumar.

Não pegue peso ou faça esforço físico
No período pós-operatório é importante evitar pegar peso ou fazer força, visto que as cicatrizes recentes são frágeis e precisam de tempo para estabilizar. A área que deve ficar imóvel depende do tipo de procedimento realizado.

Estresse pode ter influência nos seguintes problemas: dor de cabeça, dificuldade para dormir, constipação, diarréia, irritabilidade, falta de energia, falta de concentração, comer demais ou não comer, raiva, tristeza, maior risco de acessos de asma e artrite, tensão, cólica estomacal, inchaço do estômago, problemas de ...

A depressão pós-operatória é um estado emocional que o paciente pode desencadear depois de passar uma cirurgia. Contudo, se trata de um estado de tristeza profunda e apatia. Na maioria dos casos, entretanto, o sentimento somente dura por alguns dias, ainda que possa ser estender por semanas.

Como diminuir o estresse

  1. Pratique exercícios físicos. O primeiro passo para desestressar é sair do sedentarismo. ...
  2. Medite. ...
  3. Alimente-se corretamente. ...
  4. Comemore as pequenas conquistas. ...
  5. Procure ajuda de profissional especializado.

A ansiedade é comumente e facilmente observada no paciente diante do ato cirúrgico. Este passa a ter condutas contraproducentes que dificultam o desenvolvimento do processo operatório (Peniche et al, 1999).

Quais são os principais riscos que o paciente corre no pós-operatório?

  • Infecções no pós-operatório. ...
  • Trombose venosa profunda. ...
  • Retenção urinária e constipação. ...
  • Abertura dos pontos. ...
  • Dificuldades de cicatrização. ...
  • Sarcopenia no pós-operatório.

A disfunção cognitiva pós-operatória (DCPO) é uma condição que costuma afetar pacientes idosos submetidos a cirurgias sob anestesia geral. Caracteriza-se usualmente por prejuízos à memória e à concentração que podem ser temporários ou tornarem-se permanentes e incapacitantes.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:

  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Dor ao tocar;
  • Sensação de calor.

Uma cicatriz de boa qualidade é plana, fina e com coloração semelhante ao restante da pele. Dessa forma, acaba passando despercebida (ou quase).

São ricos em açúcares, sódio, gordura hidrogenada, gordura trans, conservantes, corantes e adoçantes artificiais que também inflamam e prejudicam a cicatrização. Entre eles, estão salgadinhos, bolachas, macarrões instantâneos, sucos em pó ou néctares, refrigerantes, sorvetes, congelados e margarinas.

Durante o período de repouso, o paciente deve evitar fazer esforços como dirigir, praticar atividades físicas em geral, ter relações sexuais ou levantar qualquer tipo de peso sem que haja a autorização prévia do médico.

A base de uma boa dieta está no consumo de frutas, verduras, proteínas e alimentos integrais. Quanto mais saudável, mais rápida será a reabilitação ortopédica. Dormir bem também é fundamental para o bem-estar de uma pessoa em tratamento. Afinal, o organismo se encarrega de cicatrizar pontos e feridas durante o sono.

Depois de uma cirurgia alguns alimentos devem ser evitados como frituras, alimentos gordurosos, condimentos, embutidos, alimentos enlatados, carne de porco, doces, café, refrigerante, bebidas alcoólicas, pois dificultam a circulação do sangue e atrasam o processo de cicatrização.

Esse processo de cicatrização é relatado muitas vezes como sensação de peso, dor, fisgadas, em alguns casos até a limitação para alguns movimentos específicos. O que posso dizer é que “fisgadas” leves são esperadas e habituais no pós operatório e estão relacionadas ao processo de cicatrização.

A evolução do estresse não tem um prazo definido, mas as duas últimas etapas são as mais perigosas. A terceira fase é chamada de quase exaustão.