Quem faz cirurgia pode comer hambúrguer?

Perguntado por: alima . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Sim, você pode comer hambúrguer, não há nenhuma limitação na dieta em virtude da cirurgia.

Os alimentos remosos ou reimosos também são conhecidos pela alcunha de “alimentos carregados” e costumam apresentar quantidades elevadas de proteína e gordura animal.

Na lista de alimentos que devem ser evitados estão fast-food, biscoitos de chocolate, refrigerantes, frituras e carnes gordas. Isso porque esses alimentos interferem de forma intensa no processo de cicatrização porque afetam o sistema imunológico.

5 alimentos que inflamam o corpo e que devem ser evitados

  1. Açúcar. Nosso organismo não consegue processar o açúcar com rapidez. ...
  2. Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. ...
  3. Carboidratos refinados. ...
  4. Álcool. ...
  5. Alimentos ultraprocessados à base de carne.

- Castanhas, nozes e afins: Além de contarem com gorduras benéficas, com poder anti-inflamatório, elas são boas fontes de zinco, mineral que garante o equilíbrio entre produção e degradação de colágeno. - Peixes e carnes magras: Os cortes magros de carne vermelha dão incentivo especial para a formação do colágeno.

Os remosos, também chamados de "carregados" são alimentos ricos em gordura hidrogenada, proteína ou gordura animal, que prejudicam o organismo e facilitam o surgimento de uma inflamação (ou piora uma já existente), principalmente na pele.

5 alimentos que ajudam na cicatrização pós-cirúrgica

  • Água. Indispensável para qualquer condição, a água garante o bom funcionamento dos órgãos, principalmente dos rins, que acabam sendo sobrecarregados devido aos anti-inflamatórios usados durante a recuperação. ...
  • Sucos naturais. ...
  • Carnes leves. ...
  • Cenoura. ...
  • Folhosos verdes.

Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente. Porém, mesmo antes de completar esse processo de forma definitiva, o paciente já pode se sentir relativamente seguro.

Essa carne processada por si só é considerada prejudicial à saúde, já que por ser repleta de gorduras saturadas, colesterol, conservantes e cloreto de sódio, frequentemente está associada ao aparecimento de doenças crônicas como hipertensão, diabete tipo 2, cânceres e doenças cardíacas.

De acordo com Lúcia, o ovo é, de fato, um dos alimentos considerados remosos, mas a falta de estudos interfere negativamente sobre o seu consumo em pessoas que estão em fase de recuperação de doenças.

Muita gente acha que o ovo é remoso, mas, em sua composição, ele não tem muitos dos itens que provocam a reima. Além disso, é um alimento natural. O ovo pode apresentar um pequeno grau de reima, mas sabe-se que as proteínas existentes no ovo ajudam na recuperação, pois são base para a regeneração dos tecidos.

A primeira refeição do pós-operatório deve ser leve e, preferencialmente, líquida ou pastosa, pois o organismo ainda estará sensível devido ao jejum e anestesia. O ideal é investir em opções com mais nutrientes e menos processamento industrial.

Frituras. Igualmente aos fasts foods, as frituras não são bons alimentos no pós-operatório, já que a gordura auxilia na inflamação, além de não dispor de bons nutrientes. Dessa forma, salgados, batata frita e pastel precisam, mais do que nunca, serem evitados.

No entanto, ninguém correrá risco de vida caso a mãe resolva tirar um dia para comer um hambúrguer ou qualquer comida com alto teor de gordura. Desde que isso não vire rotina, estará tudo bem. Hambúrguer pode fazer parte do cardápio, desde que seja consumido mensalmente.

Resumidamente, esses são os cinco sinais cardinais da inflamação:

  • Edema.
  • Calor.
  • Rubor.
  • Dor.
  • Perda da função.

Não temos evidências de que o leite seja inflamatório. Pelo contrário, estudos apontam que alguns componentes do leite teriam potencial anti-inflamatório. Entretanto, em algumas situações, ele pode exacerbar a produção de muco, como, por exemplo, em alguns tipos de acne.

A inflamação é uma reação normal do sistema imunológico a uma agressão no organismo que deve ser neutralizada ou eliminada. Pode ser gerada por infecções de bactérias, vírus e outros parasitas, além de outros fatores como calor, traumas físicos e exposição à radiação e a produtos químicos irritativos.

Sucos cicatrizantes
As proteínas estão entre as principais opções de alimentos cicatrizantes, mas o suco verde também pode trazer esse benefício, além de ser antioxidante e conter compostos de enxofrados bioativos. Para um suco rico inclua: 2 laranjas; 3 folhas de couve; 1 lasca de gengibre; 1 litro de água.

O leite e seus derivados causam prisão de ventre, gases e impedem a absorção de nutrientes essenciais nesse período de recuperação.