Quem faz cirurgia no rim?

Perguntado por: srebelo6 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

O urologista é o médico que passou pela residência em cirurgia e teve uma especialização em urologia, ou seja, ele tornou-se um cirurgião urológico. Dessa forma, ele irá examinar as doenças que acometem os rins e que precisam de tratamento cirúrgico. Já o nefrologista é um especialista clínico.

Em síntese, a urologia é responsável pelo atendimento dos casos em que necessitem de intervenção cirúrgica, enquanto o nefrologia atua quando o tratamento pode ser à base de medicamentos. Com isso, o paciente poderá ter um atendimento mais especializado, e assim terá como tratar de maneira mais eficaz seus problemas.

A cirurgia de pedras nos rins não é perigosa, os principais riscos associados à cirurgia de pedra nos rins são a infecção e lesão no órgão. Mas, para minimizar as chances de que essas intercorrências ocorram, é fundamental procurar um médico com expertise neste tipo de procedimento.

O urologista é o médico que passou pela residência em cirurgia e teve uma especialização em urologia, ou seja, ele tornou-se um cirurgião urológico. Dessa forma, ele irá examinar as doenças que acometem os rins e que precisam de tratamento cirúrgico.

Consumo excessivo de álcool; Histórico de doenças cardiovasculares – tais como acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, doença coronariana, entre outras; Uso de determinados medicamentos – alguns são potencialmente tóxicos para os rins, principalmente para pessoas que já possuem algum problema renal.

Os rins são dois órgãos localizados em ambos os lados da coluna vertebral, atrás das últimas costelas, e medem aproximadamente 12 centímetros. Pesam cerca de 150 gramas cada.

Os cistos renais são áreas de dilatações, com conteúdo líquido, com aparência de bolhas, que aparecem no rim. Os rins ocupam uma importante função no organismo, pois filtram o sangue, controlam os níveis de sal e ajudam a regular a pressão arterial.

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.

No entanto, o urologista é especialista em todos os órgãos do trato urinário — o que inclui rins, bexiga, ureteres, uretra, próstata e genitália masculina.

N20 - Calculose do rim e do ureter.

A creatinina alta acontece por alterações na função dos rins, podendo surgir por situações simples, como desidratação, consumo de grandes quantidades de proteína e suplementação com creatina, ou por problemas mais sérios, como infecção renal, diabetes descompensada e pressão alta, por exemplo.

De modo geral, o paciente fica internado por 2 ou 3 dias. Mas a recuperação total pode levar de 2 semanas a 1 mês e, nesse período, o paciente é orientado a evitar atividade física moderada e intensa, bem como de alto impacto.

A operação é realizada com anestesia geral e dura cerca de 2 horas.

O tempo médio do procedimento pode variar de alguns minutos a 2 horas. Realizada sempre em ambiente hospitalar, a cirurgia pode ser efetuada com anestesia raquidiana associada à sedação anestésica ou anestesia geral.

Honorários médicos normalmente em torno de 5 a 6 mil reais. A depender do caso do paciente, aqui no nosso estado (Piauí), custa em torno dos R$ 7500,00 já incluido internação, equipe de cirurgia e anestesista.