Quem faz cirurgia de implante pode comer ovo?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

O ovo cozido é um excelente alimento para ser ingerido após a realização de um implante dentário, uma vez que se trata de uma comida rica em proteína — o que deve ajudar na recuperação tecidual —, que alimenta, dá saciedade e, ainda, pode ser comido frio.

Quanto maior o consumo desses alimentos, mais difícil será o processo de cicatrização. Por isso, é importante que fiquem de fora da rotina alimentar por pelo menos uma semana, nos períodos de recuperação de procedimentos cirúrgicos e afins.

Que alimentos devo consumir na pós-cirurgia do implante dentário (primeiros 5/7 dias)?

  • Sopa fria, rica em legumes e verduras;
  • Carnes macias e peixe;
  • Purés de batata, de leguminosas e até de fruta (ex: puré de maçã);
  • Leite e Iogurtes;
  • Gelados;
  • Sumos de Frutas (sem acidez, preferencialmente);
  • Chás frios.

Após a cirurgia de aplicação do implante, recomenda-se fazer compressa gelada na parte externa do lado operado. A baixa a temperatura contrai os vasos e diminui o fluxo dos fluídos, ajudando a reduzir os inchaços. Além disso, sua ação analgésica reduz o processo inflamatório e minimiza possíveis sensações dolorosas.

O procedimento de implante dentário costuma demorar em torno de 1 a 2 horas e o tempo de cicatrização de pós operatório é de 3 a 6 meses. Durante esse tempo, o implante de liga de titânio irá cicatrizar e se fundir com o tecido ósseo que na região.

A preparação desses alimentos pode destruir essas bactérias quando completamente cozidos, fritos ou assados, mas esse processo não destrói suas toxinas, que geralmente são resistentes ao cozimento. Sendo assim, considera-se que o ovo é remoso devido principalmente à dieta dos animais.

Não. O que faz inflamar ou infeccionar são bactérias da própria pele. Pode comer ovo. Cuide muito bem da higiene na região da cicatriz.

Pessoas com colesterol alto também devem ficar longe do consumo excessivo de alguns alimentos. É o caso do ovo, cujo consumo é contraindicado para aqueles cujos níveis de gordura no sangue estão acima do normal. Por isso, é fundamental ir ao médico para que ele possa recomendar a melhor dieta para cada caso.

5 alimentos que ajudam na cicatrização pós-cirúrgica

  • Água. Indispensável para qualquer condição, a água garante o bom funcionamento dos órgãos, principalmente dos rins, que acabam sendo sobrecarregados devido aos anti-inflamatórios usados durante a recuperação. ...
  • Sucos naturais. ...
  • Carnes leves. ...
  • Cenoura. ...
  • Folhosos verdes.

Os principais exemplos de frutas vermelhas que auxiliam a cicatrização incluem amora, açaí, cranberry, framboesa, goji berry, mirtilo e morango, entre outros. Uma dica prática e saborosa é apostar nas frutas vermelhas desidratadas, que podem estar sempre à sua disposição.

Nas primeiras 48 horas, o paciente deve descansar e relaxar sem praticar nenhuma atividade física. A recomendação é fazer repouso para evitar edemas, sangramentos e infecções. Não se esforce em tarefas simples e sempre evite abaixar a cabeça. Após 48 horas, você pode retomar a atividade física conforme tolerado.

Por isso a pergunta: Quem tem implante dentário pode comer de tudo? A resposta é: sim! Depois da finalização do tratamento com implantes dentários, você pode voltar a mastigar normalmente. A diferença básica entre as próteses totais e as retidas por implantes está na sua sustentação.

A alimentação após a cirurgia de implantes deve ser bem parecida com a de qualquer cirurgia odontológica ou uma extração de dente, ou seja, o paciente deve dar preferência por alimentos líquidos, pastosos, macios e frios nos primeiros dias (cerca de 2 a 4 dias após a cirurgia).

Olá, após a colocação de implantes nos dentes da frente não tem restrição quanto a mastigar os alimentos, pois são os dentes posteriores que executam essa função.

Em relação ao tempo que demora para cicatrizar, após a extração de um dente, este varia, habitualmente, entre 7 a 10 dias, se falarmos apenas da cicatrização ao nível dos tecidos moles( gengiva). Uma cicatrização completa(formação de osso)poderá demorar cerca de dois meses ou mais.

É normal um pouco de inchaço e até algum sangramento após a cirurgia. Siga as recomendações do seu dentista e caso o sangramento e inchaço continuem, converse com ele. Melhoras!

Alguns indivíduos podem precisar de pontos para ajudar a fechar a ferida . O cirurgião-dentista geralmente remove os pontos após cerca de 1 semana .

Faça a higienização bucal com cuidado
No restante da cavidade bucal, você pode fazer a higienização normalmente, utilizando uma escova de cerdas macias e executando movimentos suaves. Não deixe de usar também o fio dental para retirar todos os restinhos de alimentos da boca.

Como dissemos, o ovo pode ser um alimento utilizado no processo de cicatrização, pois contém propriedades essenciais para a regeneração dos tecidos. A proteína do ovo, por exemplo, é de alto valor biológico, sendo quase totalmente aproveitada pelo organismo.

- Peixe, carne de porco e ovo contém vitaminas do complexo B que ajudam no processo de cicatrização. Porém para um melhor processo de cicatrização deve-se manter uma alimentação adequada e não simplesmente consumir esses três alimentos.

5 alimentos que inflamam o corpo e que devem ser evitados

  1. Açúcar. Nosso organismo não consegue processar o açúcar com rapidez. ...
  2. Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. ...
  3. Carboidratos refinados. ...
  4. Álcool. ...
  5. Alimentos ultraprocessados à base de carne.