Quem faz canal de dente?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Talvez você nunca tenha ouvido falar nisso, mas o profissional que faz o tratamento de canal é o endodontista. É a ele que você recorre quando começa a sentir aquela dorzinha gerada pelo inchaço dos nervos localizados no interior dos dentes. A Endodontia é o ramo da Odontologia que cuida da parte interna do dente.

Quando procurar o dentista
Caso seja preciso fazer o tratamento de canal, o endodontista é o profissional dentro da odontologia mais indicado.

“A Endodontia é a área da Odontologia que se ocupa da prevenção e tratamento das doenças que ocorrem na polpa e no periápice dental”. “Endodontia é a especialidade da Odontologia que estuda a morfologia, a fisiologia e a patologia da polpa dental e dos tecidos perirradiculares.

Quanto custa um canal de dente em 2022? O preço do tratamento de canal costuma variar entre R$ 700,00 e R$ 2000,00. A variação de valores acontece por diversos fatores. Uma das principais variantes é a localização da peça dentária que deverá ser tratada.

A periodontia é um ramo da odontologia voltada para a prevenção, diagnóstico e tratamento de condições que acometem as gengivas, ligamento periodontal e ossos alveolares. E de acordo com especialistas, essa área da odontologia almeja a prevenção de doenças e a manutenção da saúde bucal.

A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente. Depois que a polpa danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço restante é limpo, modelado e preenchido.

Então, a obturação nada mais é do que o vedamento dos canais radiculares com determinado material. A especialidade da Odontologia responsável por esse tratamento é a Endodontia.

O endodontista é indicado pelo dentista ao paciente quando há suspeita da necessidade de tratamento de canal. Os principais sintomas do problema são: dor de dente, sensibilidade e inchaço na gengiva próximo ao dente dolorido, além de um incômodo ao mastigar alimentos quentes e/ou frios.

Qual é a diferença entre canal do dente e extração? Ao comparar os dois procedimentos, existe uma grande diferença entre eles: o tratamento de canal do dente tem como objetivo preservar o dente danificado enquanto uma extração o remove completamente.

Isso ocorre porque eles têm apenas uma raiz. Já os molares podem ter até três raízes, o que significa mais trabalho para o dentista e, consequentemente, um custo mais alto. Outro fator que influencia o preço do tratamento de canal é a gravidade da cárie.

10 – Qual a durabilidade de um canal dentário? Os dentes com canais tratados podem durar a vida toda, quando bem realizado por um profissional especializado.

Em muitos casos a dor aguda pode acontecer e passar. Porém, se houver necessidade do tratamento endodôntico e este não for realizado podemos ter um abscesso, que é um problema pior e pode progredir para quadros mais sérios de saúde.

O dente pode apresentar desde um desgaste mais conservador até um desgaste interno mais acentuado para a confecção de pino intracanal”, comenta o especialista. Em alguns casos, pode acontecer de a coloração do elemento mudar um pouco, tendo um leve escurecimento. Mas não há nada que a odontologia estética não resolva!

É comum que, após cada consulta dedicada ao tratamento de canal, haja uma inflamação na região em torno do dente (nos tecidos de suporte que mencionamos), inflamação esta que pode durar alguns dias e ser acompanhada de dor.

Entenda por que o dente fica escuro depois do canal
Isso porque o dente tem superfície porosa, e se o interi or do dente não for limpo de forma adequada durante o tratamento de canal, há uma espécie de infiltração desse material, que oxida com o tempo, pigmentando o dente.

Posso fazer isso no mesmo dia? Olá, tudo bem? Pelos procedimentos em si, não há problemas em tratar tudo em uma unica sessão porém, são procedimentos longos, que exigem muito do profissional e principalmente do paciente.

Periodontia – tratamento da saúde gengival (vide detalhes abaixo); Endodontia – tratamento de canal (vide detalhes abaixo); Dentística – tratamento de lesões de cárie através de procedimentos restauradores.

Basicamente, endodontia responde pelo tratamento da parte interna do dente, enquanto a periodontia cuida da parte externa. Apesar de estarem diretamente ligadas, estas especialidades não atraem muitos profissionais, sendo a ortodontia, uma das mais procuradas, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Essa recomendação só pode ser feita por um cirurgião-dentista após a avaliação da saúde dentária e dos hábitos de higiene bucal, já que só esse profissional é qualificado para realizar a limpeza dentária.

A resposta é não. Existem muitos preconceitos sobre ir ao dentista e a dor durante o tratamento do canal mas na realidade, todos os procedimentos odontológicos são feitos com a utilização de anestesia local. A anestesia local é muito eficaz e atua impedindo a sensação de dor.