Quem faz busca ativa no CRAS?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

A equipe de referência do CRAS é responsável pela busca ativa, que é uma procura direcionada, planejada, teleológica, visando à identi- ficação de ocorrências que alterem o modo de vida da população de um território.

A Busca Ativa identifica cada pessoa que precisa de apoio para sair da condição de privação social. Estas pessoas, que precisam de proteção e promoção social, serão encaminhadas para ações socioassistenciais que atendam suas carências.

A adesão ao projeto deve ser realizada pelo prefeito no site www. buscaativaescolar.org.br. O processo é simples: basta seguir as instruções que constam na página, preencher os dados solicitados e concordar com os Termos de Uso da plataforma Busca Ativa Escolar.

A Busca Ativa Escolar permite que as pessoas enviem informações sobre crianças e adolescentes fora da escola pela internet, por meio de aplicativo ou por SMS. Uma equipe intersetorial local toma as medidas necessárias para a matrícula, permanência e aprendizagem.

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Um entrevistador social, que é um funcionário da Prefeitura, fará perguntas sobre vários aspectos da realidade da família: quem faz parte da família, características do domicílio, despesas, se há pessoas com deficiência na família, grau de escolaridade dos integrantes, características de trabalho e remuneração dos ...

Caso não seja possível o comparecimento no dia e hora marcados, deve-se acessar a aba Consultar Agendamento e cancelar ou alterar o dia e horário para novo atendimento.Este procedimento deve ser feito com o mínimo de TRÊS DIAS de antecedência para ter validade.

O Serviço Social no CRAS tem por finalidade acompanhar as famílias referenciadas por ele, realizar as articulações com a rede socioassistencial presente no seu território de abrangência, bem como realizar os encaminhamentos necessários a esta rede, deve atuar junto a outros profissionais, compondo uma equipe ...

Coordenar a execução das ações, de forma a manter o diálogo e garantir a participação dos profissionais, bem como das famílias inseridas nos serviços ofertados pelo CRAS e pela rede prestadora de serviços no território.

Institui o piso salarial nacional dos assistentes sociais, no valor de R$ 7315,00, para jornada de trabalho de 30 horas semanais, e determina o seu reajuste anual, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Encaminhado à publicação no DSF de 21/05/2020.

Em muitos casos, as famílias sequer conseguem procurar um local para matricular as crianças. A iniciativa, lançada em 1º de junho de 2017, comemora seu primeiro ano de ação em um momento oportuno.

A vigilância socioassistencial consiste no desenvolvimento da capacidade e de meios de gestão assumidos pelo órgão publico gestor da assistência social para conhecer a presença das formas de vulnerabilidade social da população e do território pelo qual é responsável.

Para se cadastrar no CadÚnico, o Responsável Familiar deverá comparecer a um posto de atendimento do CRAS com a documentação de toda a família, além de responder uma entrevista.

Você, entrevistador, é o responsável pela coleta de dados da família por meio do preenchi- mento dos formulários do Cadastro Único, que serão apresentados na página 19.