Quem faz bariátrica pode ter relação?

Perguntado por: lalmeida . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Em um primeiro momento, é necessário prudência e aguardar 30 dias para retomar a rotina sexual.

Nos indivíduos com obesidade moderada (IMC entre 30kg/m² e 34,9kg/m²) o tempo pode ser de três anos e chegar a dez anos nos casos de obesidade severa (IMC entre 35kg/m² e 39,9kg/m²).

No momento seguinte, a alimentação líquida é trocada por alimentação pastosa. Somente após um período, normalmente de no máximo 30 dias, o paciente volta a ingerir sólidos. Esse é só parte do procedimento no pós-operatório. O paciente poderá desenvolver rejeição a uma série de alimentos que antes apreciava.

Mas e após a cirurgia bariátrica? Existe alguma recomendação diferenciada? A quantidade de água recomendada continua a mesma para as pessoas que fazem a cirurgia de redução de estômago. Isso porque a água evita desidratação e diminui o risco de tromboses nas veias da perna e intestino.

Açúcar e gorduras
Trata-se da passagem dos alimentos, com rapidez excessiva, do estômago para o intestino. Pacientes que desenvolvem essa síndrome podem apresentar: Dor abdominal (que pode ser moderada ou mais forte);

No período da dieta líquida e pastosa é mais difícil, mas é preciso manter uma alimentação natural e completa com hábitos saudáveis para ter sucesso na cirurgia”, afirmou a nutricionista.

Não há desvio na passagem de alimentos, e não há estômago excluso, já que há a retirada do excesso de estômago grampeado, não havendo, portanto, reversibilidade.

§ Entre 18 e 65 anos: sem restrições quanto à idade. § Acima de 65 anos: avaliação individual pela equipe multidisciplinar, considerando risco cirúrgico, presença de comorbidades, expectativa de vida e benefícios do emagrecimento. “Para realizar o procedimento, não significa apenas querer fazer a cirurgia.

Trata-se de uma situação comum – e até esperada -, mesmo em pacientes bariátricos, que costuma acontecer após os primeiros 6 meses da cirurgia. É uma resposta natural do organismo à rápida perda de peso e à ingestão reduzida de calorias.

É comum a fome voltar a aparecer ao longo do tempo. Afinal, ela é um processo natural e importante para a manutenção da vida. No entanto, é preciso ter atenção a alguns detalhes para não cair em armadilhas geradas pelo nosso psicológico.

A cirurgia precisa de um tempo para cicatrização. Por isso, falamos em dieta líquida no primeiro mês. Depois disso, a pessoa vai aumentando lentamente a quantidade até atingir um volume médio, após um ano de cirurgia, de 300 a 400 gramas por refeição.

Sucos naturais não ácidos, como melão, melancia e maçã Caldo natural de carne, frango, peixe com legumes. Água durante todo o dia, em pequenas porções.

Isso acontece por dois motivos: ingestão inadequada de cálcio após a cirurgia bariátrica (seja pela intolerância a derivados do leite, redução no consumo de fontes proteicas que fornecem cálcio, ou baixa ingestão dos suplementos nutricionais) e má absorção do cálcio, especialmente nas técnicas cirúrgicas mistas, que ...

Nos primeiros 3- 6 meses não se deve tomar bebidas alcoólicas nem gaseificadas ( água com gás e refrigerantes), pois o gás lhe causará a sensação de mal estar e “estufamento”, além de ocasionar náuseas e vômitos.

Uma das principais restrições da Dieta Após a Cirurgia Bariátrica é em relação aos alimentos crus. Eles devem ser evitados pelo fato de demorarem mais para serem digeridos. E isso gera uma sobrecarga para o estômago, causando desconforto e dor no paciente.