Quem faz bariátrica pode beber água à vontade?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Quem faz bariátrica pode beber água à vontade? A meta de água após a cirurgia bariátrica varia de 30 a 35 ml/kg de peso, podendo chegar até a 40ml/kg de peso a depender do paciente.

Nos primeiros 3- 6 meses não se deve tomar bebidas alcoólicas nem gaseificadas ( água com gás e refrigerantes), pois o gás lhe causará a sensação de mal estar e “estufamento”, além de ocasionar náuseas e vômitos.

Apesar do alto valor calórico, a bebida não fornece nutrientes para o organismo (calorias vazias), além de prejudicar a absorção de nutrientes ingeridos por outras fontes, atuando como depressor do SNC (Sistema Nervoso Central).

Após a cirurgia bariátrica, a recomendação de água é a mesma, mas é preciso ter cuidado com o volume de líquido ingerido, considerando o novo tamanho do estômago. O ideal é tomar água de uma forma mais fracionada, com menor volume por vez. Quem tem dificuldade em tomar água, pode optar pela água gelada ou aromatizada.

Diversas são as indicações deste procedimento, mas você sabe as contraindicações da cirurgia bariátrica? Se o paciente apresentar um ou mais dos fatores abaixo, por mais que possua obesidade mórbida, não estará apto a realização da cirurgia bariátrica. São eles: Dependência de álcool ou drogas ilícitas.

Durante o bate-papo, os cirurgiões falaram sobre o tempo para completa cicatrização do estômago. Segundo Newton Kahawara, o tempo de cicatrização é de quatro semanas para recuperação de 90% da força tênsil e reforçou a necessidade de uma alimentação líquida com rigor.

Sucos naturais não ácidos, como melão, melancia e maçã Caldo natural de carne, frango, peixe com legumes. Água durante todo o dia, em pequenas porções.

Isso porque, especialmente na cirurgia de bypass gástrico, a sensação de fome diminui nos primeiros meses de cirurgia, por uma alteração na produção de hormônios intestinais.

Ele atua como uma espécie de isolante térmico. Com a perda de gordura após a gastroplastia, é como se a pessoa estivesse com menos proteção. E com isso, a sensação de frio é muito maior a que tinha antes de emagrecer.

Fadiga, cansaço e fraqueza
Sentir fraqueza depois da Bariátrica não é normal. Se isso está acontecendo, é provável que alguma deficiência vitamínica esteja ocorrendo ou até mesmo uma baixa ingestão de água.

Isso acontece por dois motivos: ingestão inadequada de cálcio após a cirurgia bariátrica (seja pela intolerância a derivados do leite, redução no consumo de fontes proteicas que fornecem cálcio, ou baixa ingestão dos suplementos nutricionais) e má absorção do cálcio, especialmente nas técnicas cirúrgicas mistas, que ...

Além disso, pacientes que passaram por cirurgia bariátrica também relatam aumento de gases intestinais e alteração do odor. Isso acontece quando os alimentos não são digeridos por completo, fazendo com que o serviço precise ser finalizado no intestino pelas bactérias responsáveis pela produção dos gases.

Muitos pacientes relatam o desconforto com a formação de gases após a cirurgia bariátrica. Essa situação está diretamente ligada às mudanças alimentares que ocorrem neste pós-operatório.

ALCOOLISMO APÓS A CIRURGIA BARIÁTRICA
Com o estômago pequeno, a ação da enzima que metaboliza o álcool acaba sendo muito menor, além de um outro fator que é a pouca ingestão de comida que pessoas operadas acabam tendo, ajudando nos picos mais elevados do álcool no sangue.

Atualmente, a recomendação é para que, após o procedimento, o paciente bariátrico fique, no mínimo, seis meses sem ingerir álcool. Além de ter um alto teor calórico, o álcool poder agredir a mucosa gástrica causando desconforto.

Após cerca de 30 a 45 dias após a cirurgia bariátrica, o indivíduo já poderá voltar a comer alimentos sólidos.