Quem faz bariátrica paga menos?

Perguntado por: agil4 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

Artigo 002º - Os restaurantes e similares que servem refeições na modalidade "rodízio" e "festival" ficam obrigados a conceder desconto de 50% (cinquenta por cento) no preço das refeições para as pessoas que tenham o estômago reduzido através de cirurgia bariátrica ou qualquer outra gastroplastia.

Não é possível resumir todos a uma única razão que tenha levado tais pessoas a agirem dessa forma. Mas os dados são claros: quem faz a bariátrica e segue as orientações médicas corretamente, não apenas vive melhor, como vive mais.

O usuário de plano de saúde tem direito inafastável à realização da cirurgia bariátrica prescrita por médico de sua confiança, quando elegível para tal procedimento. Os Tribunais têm posição consolidada de reconhecer o direito do paciente ao custeio da cirurgia bariátrica pelo plano de saúde.

Os restaurantes ficam obrigados a conceder desconto de 30% a 50% no valor integral da refeição para clientes que comprovarem através da apresentação da carteira de identificação do paciente bariátrico concedida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica ou de um atestado médico, que passaram por procedimento ...

Cirurgia plástica de caráter reparador ou funcional em paciente pós-cirurgia bariátrica, quando tiver indicação médica, é parte do tratamento da obesidade mórbida e é de cobertura obrigatória pelos planos de saúde.

Também costuma ser recomendada para pacientes com IMC superior a 40 kg/m², dada a grande alteração provocada no sistema digestivo. O valor da cirurgia bariátrica com a técnica de Bypass gástrico varia entre R$ 15 mil e R$ 45 mil.

Desde 1991, existe consenso internacional de que a cirurgia bariátrica tem as seguintes indicações gerais: IMC maior ou igual a 40; IMC maior ou igual a 35, quando houver estados mórbidos associados (hipertensão e/ou diabetes difíceis de compensar, limitações ortopédicas, apnéia do sono etc.); falha no tratamento ...

Em princípio indica-se o uso da meia pós-cirurgia para o período que vai de 2 até 7 dias após o procedimento. A saber, as primeiras 48 horas após a cirurgia sempre são as mais críticas para evitar a formação de trombos. Normalmente, recomenda-se o uso da meia durante o dia, retirando-a antes de ir dormir.

Este é um procedimento complexo e, como toda intervenção cirúrgica, pode ter complicações e até mesmo levar à morte. Perfuração, sangramento interno, vômitos, infecções, fístula e embolia pulmonar são alguns dos riscos.

Os transtornos psiquiátricos não controlados ou tratados podem ser uma contra indicação para a realização da cirurgia bariátrica. É o caso de problemas como ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

Quais são as desvantagens com a cirurgia bariátrica
Entre as desvantagens com a cirurgia podemos citar a deficiência de nutrientes, o que exige a suplementação por parte do paciente, e chances pequenas de ocorrer complicações (1%), como trombose, assim como em todo procedimento cirúrgico.

Após a cirurgia bariátrica, quando retornarei ao trabalho? Na grande maioria dos casos os pacientes estão liberados para retornar ao trabalho após um período de duas semanas da cirurgia.

Os planos serão obrigados a autorizar a cobertura de todas as intervenções cirúrgicas de reparação pós-bariátrica, sempre que houver indicação médica, principalmente caso haja necessidade de mamoplastia.

Na recuperação da cirurgia bariátrica, inicialmente, é preciso se afastar em torno de 15 dias da rotina de trabalho e afazeres.

O paciente pode adquirir a Carteira de Identificação junto aos cirurgiões bariátricos associados à SBCBM, que fica responsável pelo fornecimento do documento ao profissional. Portanto, os interessados em ter o documento devem procurar diretamente seus médicos para verificar a disponibilidade.

O uso de meias anti trombo ou de compressão durante e após o procedimento da cirurgia bariátrica, além de muito importante, é obrigatório. Isso é necessário, pois o paciente permanece algum tempo deitado na mesma posição e a meia favorece a estimulação da circulação sanguínea.

Como é feita a cirurgia bariátrica? A bariátrica é uma técnica cirúrgica que deve ser realizada em ambiente hospitalar com o paciente sob anestesia geral. Ela pode ser feita com o objetivo de remover uma parte do estômago (gastrectomia) para reduzir a quantidade de alimentos que ele armazena.