Quem faz ballet tem joanete?

Perguntado por: rcapelo . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Os joanetes, que se caracterizam pela deformação do dedão, que se entorta para dentro, são comuns entre mulheres que usam sapatos de salto alto e bico fino. Mas também acometem bastante os bailarinos, que concentram todo o peso do corpo sobre os dedos dos pés, como acontece no salto alto.

Em média, demora três meses para retorno as atividades esportivas, inclusive dança de salão, mas o ideal é discutir com seu médico todas as variáveis.

Como vimos, o pé de bailarina, ou equinismo, é uma patologia diretamente associada à ocorrência de um encurtamento do conjunto gastrocnêmio-sóleo. É visualmente descrita pela dificuldade em se fazer o movimento de apoiar o calcanhar durante o andar e de realizar a dorsiflexão do tornozelo.

Coloque os pés de molho
Outra forma de prevenir o joanete é deixando os pés de molho, por cerca de 20 minutos, numa bacia com água quente. Ou seja, numa temperatura que os pés possam suportar. Se quiser incrementar esse momento de relaxamento, acrescente à água um pouco de sulfato de magnésio.

O tratamento do equinismo pode ser feito em diversas formas com gesso e órteses que ajudam o paciente a repousar o inteiramente no chão. O tratamento funcional é feito com o uso de talas e ataduras que tem como objetivo manter o do paciente na posição normal.

Primeiramente, o que não deve ser usado em hipótese nenhuma, nas aulas e nem nos palcos: CALCINHAS, TOPS OU SUTIÃS COLORIDOS ou com detalhes bordados ou rendas: NÃO. Não precisa justificar muito, né?

Uma sapatilha adequada vai garantir à bailarina menos bolhas nos dedos, maior durabilidade, mais conforto para os metatarsos, melhor alinhamento do pé, melhor estética, e sem dúvida, permitirá uma melhor evolução técnica.

Como os bailarinos ficam na ponta do pé? A VERDADE: Sapatilhas de ponta são projetadas especificamente para envolver os dedos dos pés e apoiar o pé quando estiver em ponta . Não é aconselhável colocar os pés em qualquer outro calçado (ou descalço) que não seja especialmente projetado para apoiá-lo nessa posição.

Uso de saltos altos; Uso de sapatos menores, apertados ou de pontas estreitas; Artrite; Problemas congênitos do pé, como má-formação.

A sobrecarga ou pressão provocadas pelo uso de calçado inapropriado, estreito e com saltos altos é a principal causa dos joanetes. As mulheres são, por isso, as mais afetadas. Outras causas incluem pé plano e doenças inflamatórias, como artrite, que atingem as articulações dos pés.

Joanete ocorre porque houve um desalinhamento entre os ossos e articulações dos dedos dos pés. Com a evolução do quadro, o dedo maior pode empurrar, sobrepor-se ou colocar-se debaixo dos outros dedos.

Saiba tudo sobre o conhecido Pé de Bailarina. O equinismo é uma condição em que o paciente usa a ponta dos pés para caminhar. Popularmente conhecido também como marcha equina, pé equino e pé de bailarina, essa condição afeta milhares de crianças ao redor do mundo e causa muita preocupação aos pais.

A maioria das bailarinas estão entre 1,55 e 1,60 altura. Com esta altura, o peso é ideal em qualquer lugar entre cerca de 48 a 58 kg. E depende fortemente da massa muscular e óssea.

A maioria das bailarinas tem entre 1,62 m e 1,77 m de altura. O peso perfeito gira em torno de 38,5 a 59 quilos, dependendo das massas óssea e muscular.

A cirurgia de joanete é um tratamento definitivo, mas quando o paciente é diagnosticado com essa deformação antes de indicar a cirurgia corretiva, o profissional recomenda uma mudança no tipo de calçado utilizado.

Consiste em mergulhar os pés em água quente com substâncias relaxantes que reduzem a dor e minimizam o inchaço. A solução do escalda-pés pode ser feita em uma bacia adicionando 2 colheres de sal grosso, sal de Epsom ou ervas calmantes, como a camomila. A temperatura da água deve estar agradável para não ferir a pele.

O dedo mais afetado é o dedão do pé, mas em algumas pessoas o joanete pode se formar no dedo mindinho. O aparecimento do joanete é mais comum em pessoas que usam frequentemente sapatos muito apertados e altos, ou que possuem doenças osteoarticulares, como a artrite, por exemplo.

Continuar lendo Onde fica o joanete?