Quem faz angioplastia pode comer pão?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Recomendações Dietéticas Essenciais. Entretanto, de modo global, existem algumas recomendações dietéticas essenciais que devem ser seguidas por todos os pacientes: Diminuição da ingestão de carboidratos (pães, massas, arroz, bolos, biscoitos), principalmente os refinados.

Após a realização do procedimento, o indivíduo pode retornar para sua dieta de sempre, que pode ser tanto a normal quanto a dieta específica prescrita pelo seu médico.

As dietas mais aceitas são as que substituem gorduras saturadas por mono ou poli-insaturadas, excluem ácidos graxos trans e são ricas em frutas e verduras, informa o cardiologista Gabriel Dotta.

Quem fez angioplastia pode tomar café, cerveja e outras bebidas fortes. Além disso, consegue praticar atividades físicas e ter relações sexuais regularmente, desde que respeitando os limites do corpo.

Alimentos que devem ser evitados
-Carne vermelha, pele de frango, carne de porco.

Com equilíbrio, dá pra beber cerveja e até comer pizza e churrasco — diz. Troque o leite comum pelo desnatado (um copo). Coma um pão francês com azeite e orégano, ou dois pães de forma com ricota temperada (alho, salsa e cebolinha). Saladas estão liberadas.

Todos os alimentos presentes em uma alimentação balanceada poderão fazer parte do cardápio - portanto, não há grandes restrições. "Carboidratos integrais, legumes, verduras, frutas e carnes/leites com baixo teor de gordura são os pilares da dieta saudável, mesmo para aqueles que não sofreram infarto", diz.

O consumo de chocolate, por apresentar muitas calorias, deve ser evitado em excesso nos pacientes obesos e nos pacientes diabéticos.

Não é esperado o paciente apresentar dor no peito após angioplastia de coronárias. É muito importante caracterizar a dor que você está sentindo para definição se essa dor é sinal de alguma complicação após angioplastia. Procure seu cardiologista com brevidade.

Os cuidados depois da cirurgia são determinados pelo médico, de acordo com as condições do paciente. De modo geral, os profissionais proíbem o fumo, indicam uma alimentação leve e balanceada. E recomendam, ainda, dois dias de repouso e duas semanas abstenção de esforço físico, como carregar peso.

Para a nutricionista Juliana Kato, da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), já está claro que comer ovo, mesmo que diariamente, não eleva o risco cardíaco. “Ele é uma fonte proteica excelente. Trata-se de um dos melhores alimentos encontrados na natureza”, elogia.

A carne de carneiro é uma das melhores que tem. Mesmo assim é bom evitar as gorduras saturadas e outras orientações conforme seu médico. Então não há problema em ingerir a carne de carneiro.

A American Heart Association recomenda evitar a carne vermelha – e se as pessoas insistirem em comê-la, devem “selecionar os cortes mais magros disponíveis”.

Reduzir ao máximo o consumo de produtos industrializados:
A composição destes produtos têm como base: óleos, gorduras hidrogenadas, sódio, açúcares e amido.

Ele não toma mais bebida alcóolica, mas tem dúvida se pode tomar cerveja sem alcool? Prezada, o álcool em moderadas doses não tem efeito negativo nestes casos. O problema é que as pessoas deixam de tomar as medicações para poder consumir bebidas alcóolicas.

O diretor da Heart British Foundation, Sir Charles George, disse que a "mensagem é clara, álcool não aumenta os riscos depois de uma angioplastia e pode ser benéfico". "Aqueles que consomem álcool, podem continuar, mas não há necessidade de os abstêmios mudarem seu estilo de vida."

O médico cardiologista esclarece que, na maioria dos casos, o paciente pode retomar suas atividades normais no dia seguinte ao procedimento.