Quem faz abdominoplastia tem que usar sonda?

Perguntado por: eramires . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 20 votos

A duração habitual da abdominoplastia é de 3 a 5 horas. Após a cirurgia, você ficará em uma área destinada à recuperação pós-anestésica, até estar bem acordada e apta a ir para o quarto. Na primeira noite, você ficará na cama e estará utilizando uma sonda vesical.

O dreno que utilizo é de aspiração a vácuo, composto por um tubinho de silicone acoplado a um reservatório, que irá coletar o líquido drenado. O dreno não costuma doer, pois é feito de um material delicado, mas demanda cuidado para não arrancar inadvertidamente.

Os drenos são mais comumente usados na abdominoplastia e, em alguns casos, nas mamoplastias. Em geral, os drenos ficam no paciente por 5 a 10 dias e são retirados quando o débito diário está abaixo de 30 a 50 ml.

Na maioria dos casos, o dreno é inserido abaixo da cicatriz da cirurgia e, é fixado com pontos ou grampos, e pode ser mantido por cerca de 1 a 4 semanas.

Você já entendeu que a função do dreno é retirar o acúmulo de líquidos nas áreas operadas. No entanto, porque isso é importante? Porque o acúmulo desses líquidos na região da cirurgia pode ocasionalmente levar a infecções ou inchaços (edema) persistentes.

Abdome/Abdominoplastia/Lipoabdominoplastia
A técnica que utilizamos atualmente chama-se lipoabdominoplastia e consiste em uma associação de lipoaspiração e uma plástica do abdômen, na mesma operação. O que dá um resultado mais bonito e efetivo. É normal o paciente ficar internado entre 1 a 3 dias.

Levar roupas confortáveis e fáceis de vestir no dia da cirurgia. Levar calcinha ou biquini de uso habitual para fazer a marcação cirúrgica. Isso permite planejar a cicatriz em uma região mais escondida.

O período de internação após a abdominoplastia costuma ser entre 12h e 24h. Nos primeiros sete dias, é normal sentir dor abdominal e inchaço, por isso é importante fazer repouso semi-sentada.

Coloque o cinto de segurança de modo não comprimir a região operada. Assim que liberada para tomar banho completo, geralmente após a abdominoplastia 3-5 dias , proceda da seguinte forma. Retire cuidadosamente a cinta, entre no chuveiro e lave o abdome com o sabão Soapex. Enxague.

A cor da secreção se tornar vermelha brilhante, com aumento da quantidade da drenagem. O dreno sair acidentalmente. Se durante 24 horas não houver nenhuma secreção na bolsa sanfonada.

Entenda os riscos da abdominoplastia

  1. Trombose Venosa Profunda. A trombose venosa profunda (TVP) é caracterizada pela formação de coágulos de sangue no interior das veias nas panturrilhas. ...
  2. Infecções na região da cicatriz. ...
  3. Fibroses. ...
  4. Excesso de pele. ...
  5. Acúmulo de líquido na área operada.

A recuperação total pode levar aproximadamente 60 dias. Por isso, durante esse período, é preciso redobrar os cuidados. O Dr. Charles Berres preparou este conteúdo especial para você saber mais sobre a cicatrização após a abdominoplastia.

Normalmente, tirar o dreno não dói e, por isso, não é preciso anestesia, no entanto em alguns casos, como no dreno torácico, pode-se aplicar anestesia local para diminuir o desconforto.

Essa posição deve ser mantida por pelo menos 15 dias.

Por isso, durante os primeiros dias após o procedimento, o ideal é cuidar do umbigo após a abdominoplastia apenas com gaze, evitando-se utilizar qualquer tipo de órtese umbilical ou pérola modeladora! Isto porque nestes primeiros dias após o procedimento, a região encontra-se em fase de cicatrização e com pontos.

Pode ser mantido por cerca de 1 a 4 semanas, podendo variar. Embora existam vários tipos de dreno, os cuidados normalmente são semelhantes.

Você deve andar curvada nos primeiros 14 a 21 dias após a abdominoplastia. O tempo pode ser maior ou menor dependendo da evolução do seu caso, de procedimentos associados (por exemplo lipoaspiração) e das sessões de drenagem linfática que você está fazendo, que ajudam muito no processo de recuperação.