Quem faz abdominoplastia precisa usar cinta?

Perguntado por: hbrito . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Pacientes que fizeram lipoaspiração, abdominoplastia ou alguma cirurgia nos seios e abdômen precisam utilizar cintas e sutiãs cirúrgicos com tecido compressor.

É natural que boa parte do inchaço desapareça cerca de três semanas após a abdominoplastia. Nesse momento, o resultado já se torna bastante satisfatório. No entanto, o corpo continuará eliminando líquidos da região por até um ano ou mesmo 18 meses, deixando a aparência ainda melhor!

Quer manter os resultados da abdominoplastia? O ideal é combinar uma alimentação saudável com a prática de exercícios físicos regulares. Além de evitar ganhar peso, os exercícios físicos ajudam a assegurar excelentes resultados da abdominoplastia, com um abdômen mais plano, tonificado e com a pele mais firme.

Quanto tempo a pele cola depois da abdominoplastia? A recuperação da abdominoplastia para a pele “colar” depois da cirurgia varia para cada paciente. Usualmente, entre 1-3 meses, a pele já está bastante aderida e com cicatrização forte, mas apenas com 12 meses temos a maturação completa da cicatriz.

Para as cirurgias de abdominoplastia e prótese de bumbum, a orientação é não ter relações sexuais durante um mês. Esse é o mesmo período recomendado para as mulheres que fizeram ninfoplastia, o procedimento que reduz os pequenos lábios, na região íntima. Essas são algumas das cirurgias plásticas mais comuns.

Quantas sessões devo fazer de drenagem linfática após abdominoplastia? A quantidade pode variar de acordo com o metabolismo e com a evolução individual de cada paciente, mas, em geral, são feitas entre 15 e 20 sessões. Na primeira semana, as sessões podem ser feitas todos os dias, preferencialmente.

A fita adesiva de silicone para cicatriz pode ser usada em cortes normais ou de cirurgia plástica. Aliás, as principais fitas já são feitas personalizadas para algumas cirurgias, como: fita de silicone para cicatriz cesárea, adesivo de silicone para cicatriz de abdominoplastia e para cicatriz da areolar.

A queixa de “estômago alto” acontece principalmente nos primeiros meses após a cirurgia. Ela é associado ao edema (inchaço) causado pela organização dos tecidos de cicatrização. A drenagem linfática pode ajudar bastante nesses casos.

Na primeira semana a paciente se sentirá mais inchada, porém, em torno de 30 dias esse inchaço já se reduz em, pelo menos, 80%. É normal sentir inchaço, mas ele reduz com o passar das semanas. Na segunda semana, ainda haverá inchaço pós-cirurgia de abdominoplastia, mas os hematomas devem desaparecer com o tempo.

A cirurgia recupera a firmeza dos músculos abdominais, através da remoção do excesso de pele, decorrente do ganho de peso. Logo após a cirurgia, o abdômen apresenta hematomas comuns do trauma cirúrgico, que desaparecem em alguns dias.

A barriga volta depois da abdominoplastia? Muitas pessoas se questionam se a barriga volta depois da abdominoplastia, mas, com os cuidados necessários, ela não volta! A cirurgia impressiona pelo resultado, no entanto, os exercícios físicos e a alimentação balanceada são essenciais para a sua manutenção.

A prática de exercícios depois da abdominoplastia colabora na tonificação dos músculos, um fator que aprimora os efeitos na região onde a cirurgia plástica foi feita.

Portanto, a órtese para umbigo sempre será indicada para evitar o fechamento ou até mesmo a fibrose nesta região. Alguns médicos optam por colocar pérola no umbigo após abdominoplastia. A função da pérola é a mesma da prótese de umbigo. Ou seja, tem a finalidade de modelar a região umbilical recém-operada.

Cuidados com a cicatriz da abdominoplastia

  1. Evite esforço físico nos primeiros 30 dias. ...
  2. Use a cinta modeladora. ...
  3. Faça drenagem linfática. ...
  4. Evite exposição solar na cicatriz da abdominoplastia. ...
  5. Não fume durante a cicatrização da abdominoplastia.

A recuperação total pode levar aproximadamente 60 dias. Por isso, durante esse período, é preciso redobrar os cuidados.

Após a cirurgia
– O paciente deverá usar cinta cirúrgica por um período determinado pelo seu cirurgião, normalmente 1 mês. – Evitar vestimentas apertadas (lingeries com elástico, calças jeans, etc), que possam vir marcar a zona aspirada, provocando irregularidades. – O paciente não poderá dirigir por 15 dias.

No dia seguinte da cirurgia de Abdominoplastia já se pode tomar banho completo. Geralmente isso é feito no próprio hospital antes da alta.

Depois de uma abdominoplastia quanto tempo posso abaixar? Normalmente a partir de 3 semanas.

É comum que o paciente sinta incômodos nos primeiros dias, mas isso vai sumindo gradativamente. Esse período requer muito repouso durante os primeiros 10 dias e a recuperação total demora cerca de 2 meses.

A drenagem linfática é uma parte indispensável do tratamento pós cirúrgico, e caso não seja realizada pode atrapalhar o resultado da cirurgia. Ressaltando sempre que esse procedimento só deve ser iniciado com a liberação do médico responsável pela cirurgia.

Como saber se a Drenagem Linfática está sendo aplicada de forma correta? É simples! Se há hematomas, a massagem não está sendo feita da forma correta. A Drenagem é uma massagem com leve pressão e movimentos repetitivos, caso haja hematomas significa que algum vaso sanguíneo foi rompido.