Quem faz a operação?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Cirurgiões e o instrumentador cirúrgico (ao fundo) realizando um procedimento cirúrgico.

No dia da operação o paciente deverá chegar a clínica no prazo estabelecido pelo médico. Com isso ele será encaminhado para o pré-operatório onde será analisado novamente e encaminhado para a cirurgia, onde será sedado e a operação irá começar. Cada intervenção cirúrgica tem sua particularidade e seu tempo de execução.

O paciente cirúrgico é a pessoa que irá ser submetida a uma cirurgia, eletiva ou de emergência.

Durante a operação, o cirurgião recebe a assistência de uma equipe constituída, normalmente, de quatro pessoas escolhidas por ele: o anestesista, o instrumentador e dois auxiliares de enfermagem.

Faz cirurgias em pronto socorro e hospitais, prepara procedimentos, orientações aos pacientes, analisa quadro clínico e acompanha pós operatório.

· Não pode estar com as unhas pintadas, cílios artificiais, nem passar cremes no corpo ou maquiagem. · No dia anterior da cirurgia, procure tomar um banho com sabonete antisséptico e inclusive lavar bem os cabelos. No dia da cirurgia, procure tomar outro banho antes de ir para o hospital.

Cirurgia Geral é uma especialidade médica que tem por objetivo diagnosticar e tratar doenças por meio de procedimentos cirúrgicos e que engloba as seguintes áreas de atuação: Cirurgia Abdominal, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia do Trauma.

As cirurgias mais comuns, em termos cirurgia geral, são as realizadas para resolver problemas de hérnias, pedra na vesícula, hemorroidas e demais enfermidades. A área de atuação da Cirurgia Geral compreende Cirurgia Abdominal, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia do Trauma.

Como se tornar um Cirurgião
Para se tornar Cirurgião é preciso ingressar em um curso de Medicina reconhecido pelo MEC, com seis anos de duração, e, na sequência, passar por uma Residência Médica ou Especialização de dois a três anos em Cirurgia Geral.

Quanto ganha um cirurgião geral? O cirurgião geral tem uma faixa salarial entre R$6.492,50 e R$17.015,83 mensais. É o que aponta o site Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web com base nas informações de 586 salários.

Para ser um Cirurgião Geral é preciso primeiro fazer a faculdade de Medicina (6 anos) e depois Residência em Cirurgia Geral. Atualmente, ela foi aumentada de 2 para 3 anos pela Comissão Nacional de Residências Médica.

A Clínica Médica é uma das áreas de especialização da Medicina que tem como foco o tratamento e o diagnóstico de doenças em adultos, ou seja, sem cirurgias.

Pesquisa do Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que as maiores demandas por cirurgias eletivas no SUS são, respectivamente, a catarata, a correção de hérnia, varizes e a retirada da vesícula e das amígdalas.

Veja quais consultas devem ser feitas

  1. Clínico geral. O clínico geral é uma especialidade médica muito importante. ...
  2. Cardiologista. Agora, falando de uma área mais específica, o médico cardiologista é um profissional indispensável, sobretudo nos dias atuais. ...
  3. Ginecologista. ...
  4. Urologista. ...
  5. Nutricionista.

A função de arrumar a mesa com os instrumentos cirúrgicos costuma ser de responsabilidade do profissional técnico em instrumentação cirúrgica. Contudo, durante o rodízio em cirurgia, os internos são solicitados pelos cirurgiões a atuarem na arrumação da mesa.

Se suas unhas estiverem esmaltadas, a leitura feita pelo equipamento pode ser comprometida e, consequentemente, os médicos não terão um monitoramento correto do estado de saúde do paciente. Portanto é essencial seguir as recomendações médicas antes da internação.

O enfermeiro é habilitado a presidir todas as etapas do ato anestésico-cirúrgico, ou seja, ele acompanhará o paciente em todo o período peri-operatório, assim como irá priorizar atender as necessidades do paciente.

Essa especialidade abrange todas as áreas cirúrgicas. O cirurgião geral trabalha, ainda, em conjunto com as demais áreas médicas. Alguns tipos de cirurgia demandam especialização própria, como mão e pescoço, cardíaca, neurocirurgia e outras.