Quem faz a mitose?

Perguntado por: lpaz . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

A mitose, também chamada de cariocinese, consiste no processo de divisão celular, em que a célula-mãe gera duas células-filhas. Os seres vivos eucariontes, entre eles o ser humano, realizam a mitose de forma contínua, desde o nascimento até a morte.

A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre em todas as células eucarióticas e garante a formação de duas células-filhas. É um processo importante para o crescimento e regeneração de organismos multicelulares e para a reprodução assexuada de organismos unicelulares.

A mitose é um processo de divisão celular que apresenta grande importância para os organismos. Nos seres multicelulares, a mitose é importante para garantir o crescimento desses indivíduos e também para a regeneração dos tecidos. Nos unicelulares, a mitose tem a importante função de garantir a reprodução assexuada.

A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre desde o surgimento da primeira célula do bebê (célula-ovo ou zigoto) até a nossa morte. Quando ainda estamos sendo gerados, no útero materno, é necessário que ocorra a duplicação das células a fim de formar o novo ser.

Uma única célula se divide e faz duas células, e estas duas células, em seguida, se dividem fazendo quatro células, e assim por diante. Chamamos este processo de "divisão celular" e "reprodução celular ", porque as novas células são formadas quando as células velhas se dividem.

Mitose e meiose são processos de divisão celular que acontecem nos seres vivos. Na mitose, temos como resultado duas células-filha geneticamente idênticas. Na meiose, temos 4 células, cada uma com metade dos cromossomos da célula-mãe.

Não podemos nos esquecer também de que a mitose ocorre em células diploides e haploides, enquanto a meiose ocorre apenas em células diploides.

A meiose é um tipo de divisão celular, assim como a mitose, entretanto, a meiose gera quatro células com metade do número original de cromossomos. Nos seres humanos, a meiose leva à formação dos gametas.

No final da mitose, temos, portanto:
formação de duas células-filhas; células com mesmo número de cromossomos da célula-mãe.

A mitose consiste em quatro fases básicas: prófase, metáfase, anáfase, telófase. Alguns livros-texto listam até cinco, dividindo a prófase em uma fase anterior (chamada prófase) e uma fase posterior (chamada prometáfase).

Didaticamente, costuma-se dividir a mitose em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

A mitose ocorre na maior parte da células somáticas do corpo. Já a meiose ocorre somente nas células germinativas e esporos.

Nas células animais, esse processo acontece com o estrangulamento da célula de fora para dentro. Já nas células vegetais, não ocorre estrangulamento e a separação acontece de dentro para fora.

Meiose pré-gamética: ocorre durante a produção dos gametas, as únicas células haploides. O ciclo correspondente é o diplonte. Exemplo: animais; Meiose pós-zigótica: acontece logo após a formação do zigoto (formado pela união de gametas).

A mitose é um importante processo para crescimento e desenvolvimento dos organismos. Através desse tipo de divisão celular o crescimento celular é observado pela produção de duas células com o mesmo número de cromossomos da célula original.

A divisão celular é comandada pelo núcleo da célula.
Ocorrem no nosso corpo dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose. Antes de uma célula se dividir, formando duas novas células, os cromossomos se duplicam no núcleo.

O primeiro estágio da mitose é a prófase. Após a prófase, ocorre a prometáfase, a metáfase, a anáfase e a telófase. A fase representada é a metáfase, pois os cromossomos estão reunidos na placa metafásica. É durante a telófase que os núcleos-filhos se formam na célula.

O processo de divisão celular é responsável pela reprodução das células e faz parte do ciclo celular, ou seja, do ciclo de vida de uma célula, que se inicia na sua formação por meio da divisão da célula-mãe e vai até a sua própria divisão, com a formação das células-filhas.