Quem faz a história resumo?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Quem faz a história, de forma prática, é toda a coletividade juntamente com cada indivíduo que a integra, isto é; todas as pessoas ajudam a produzir a história, ainda que os mais notáveis e famosos sejam apenas determinados personagens históricos.

História é a ciência responsável por estudar os acontecimentos passados. Esse estudo, no entanto, não é feito de qualquer maneira, pois o historiador, em seu ofício, deve colocar em prática uma análise crítica do seu objeto de estudo a fim de racionalizar a conclusão sobre os acontecimentos investigados.

O historiador é o profissional que tem como missão investigar, escrever e analisar a história.

Fazer história é buscar informações do passado, para explicar aos povos atuais o que aconteceu, como era o cotidiano das pessoas, o que faziam, o que sabiam e no que acreditavam os povos do passado.

A história é a disciplina que estuda o homem no tempo. Ela investiga seus feitos, invenções, ações, pensamentos e sentimentos. O conhecimento histórico auxilia o homem a compreender o que ele construiu ao longo de sua existência e o que as sociedades legaram em termos intelectuais, culturais e materiais.

HISTÓRIA é a área do conhecimento que se dedica a compreeender o ser humano e os rumos das sociedades. Vinculada às ciências sociais, ela não apenas estuda e analisa o passado humano em seus diversos aspectos, mas também interpreta criticamente esses acontecimentos.

Um historiador é o profissional dedicado a estudar o passado humano. Ele também é responsável por analisar e interpretar os acontecimentos. Sempre de maneira crítica e levando em consideração os possíveis impactos que eles podem ter no presente e futuro.

No dicionário, historiador é aquele que se dedica ao estudo da história. Com isso, podemos dizer que quem faz uma graduação em História é um historiador.

Um dos principais objetivos da História é resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o passado também é importante para a compreensão do presente.

Para compreender e explicar os acontecimentos, o historiador estará sempre interpretando-os ou reinterpretando-os, tomando como ponto de partida sua forma de ver a sociedade e a própria História. Quando, por exemplo, lemos uma obra histórica, é como se estivéssemos ouvindo a voz do historiador que a escreveu.

A História é uma ciência humana muito importante que estuda os acontecimentos e povos do passado. História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização.

Como estudar história? 6 dicas para aprender da melhor forma

  1. Monte um plano de estudos para a matéria.
  2. Faça resumos.
  3. Adote técnicas de memorização.
  4. Assista a videoaulas.
  5. Assista a filmes e documentários.
  6. Resolva exercícios.

Formas de atuação
Quem estuda História pode trabalhar ainda como analista, pesquisador de fatos históricos, em repartições públicas, museus e outros ambientes. Quem se forma em História também pode atuar como produtor cultural.

O conhecimento histórico é registrado, como vimos anteriormente, pelo historiador. O trabalho do historiador é interpretar os fatos históricos ou as experiências humanas com a ajuda dos registros e vestígios que foram deixados por um povo em um determinado local e tempo.

O fato histórico é um acontecimento desencadeado no passado. Ele é irreversível, pois não pode ser modificado. O fato histórico é singular e reconhecido publicamente.

A disciplina de história é fundamental na formação do aluno, isso porque, conhecendo o passado pode se entender o presente e desenvolver melhor o futuro, essa disciplina pode proporcionar o entendimento de várias ações de gerações diferentes.

O estudo da história implica três conceitos diferentes, mas que tendem a ser confundidos entre si: a historiografia (o conjunto de técnicas e de métodos utilizados para descrever os feitos históricos acontecidos), a historiologia (as explicações, os métodos e as teorias sobre como, porquê e em que medida acontecem os ...

O surgimento histórico ajuda na compreensão do homem e o define. Através da história (é que são) que se é fornecidos elementos de compreensão da sociedade e cultura, (que) ajudam a desenvolver o pensamentos críticos, o entendimento sobre diferenças entre pessoas, os países e civilizações.

O espaço da narrativa é o local onde ela se desenvolve. Ele pode ser físico ou mesmo psicológico. No primeiro caso, o local onde se passa a história é indicado seja uma fazenda, uma cidade, uma praia, etc. São classificados em espaços fechados (casa, quarto, hospital, etc.)

Tipos de fontes históricas

  • Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos.
  • Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas.
  • Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.
  • Registros orais: testemunhos pessoais transmitidos oralmente.

Heródoto

Heródoto, pai da História.