Quem faz a fagocitose?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

A fagocitose é realizada apenas por células capazes de movimentar-se, tais como amebas, macrófagos e neutrófilos. Esse processo consiste na formação de um prolongamento citoplasmático, chamado de pseudópode, que engloba a partícula a ser ingerida.

A fagocitose é o processo no qual algumas células englobam partículas através de seus pseudópodes. Algumas substâncias entram na célula através de transporte ativo e passivo, outras, no entanto, não são capazes de usar essa via de transporte.

A fagocitose é um processo natural do organismo em que as células do sistema imunológico englobam partículas grandes por meio da emissão de pseudópodes, que são estruturas que surgem como expansão da sua membrana plasmática, com o objetivo de combater e prevenir infecções.

Esse processo ocorre na maioria das células, diferentemente da fagocitose, que é restrita apenas a alguns tipos de células. Um exemplo de pinocitose acontece no intestino, onde as células englobam moléculas de lipídios.

A fagocitose compreende, portanto, duas fases: em um primeiro momento, a célula gasta energia para “envolver” a molécula exterior e trazê-la para o interior. Num segundo momento, ocorre a digestão intracelular heterofágica.

As principais funções dos linfócitos T incluem a ativação de fagócitos, morte de células infectadas e auxílio para as células B. Ou seja, essas funções exigem que eles interajam com outras células, que podem ser os fagócitos, as células hospedeiras infectadas, ou os linfócitos B.

O macrófago é uma importante célula do sistema imunitário, proveniente da linhagem mieloide do sistema hematopoiético, tendo como percursor o monócito. Tem capacidade fagocítica estando envolvida na eliminação de células/partículas estranhas ao organismo.

Os anticorpos são produzidos por plasmócitos, que se formam após a diferenciação de um leucócito chamado de linfócito B. A produção de anticorpos ocorre após a estimulação do linfócito por determinado antígeno, como um vírus ou uma bactéria.

Eles ingerem bactérias, células estranhas, assim como células danificadas e mortas. (O processo de uma célula ingerir um micro-organismo, outra célula ou fragmentos de células é denominado fagocitose, e as células que ingerem são denominadas de fagócitos).

Após o o reconhecimento do material a ser fagocitado ele é englobado por projeções da membrana plasmática denominadas pseudópodes formando um compartimento chamado fagossomo, o qual sofre um processo de maturação e torna-se apto para matar e destruir o material fagocitado.

Função. A principal função dos macrófagos é realizar a fagocitose. O macrófago fagocita células danificadas e envelhecidas, restos celulares, agentes estranhos e partículas inertes.

A fagocitose inicia com a formação dos pseudópodes que englobam a partícula a ser ingerida. A proteína actina contribui com a formação dos pseudópodes, conferindo a sustentação mecânica para a fluida membrana plasmática.

Fagocitose é um processo pelo qual a célula ingere partículas grandes, como micro-organismos. Durante a fagocitose, observa-se a formação de pseudópodes e de uma bolsa denominada fagossomo. O processo é conhecido como “o comer da célula” e pode ser observado em protozoários e também em células de defesa dos animais.

Diferenças entre Fagocitose e Pinocitose
A fagocitose refere-se ao englobamento de partículas sólidas, a partir da formação dos pseudópodes. A pinocitose é o englobamento de líquidos. Além disso, não se formam pseudópodes.

– Pinocitose é o processo de ingestão de pequenas partículas líquidas através da membrana plasmática, com a ajuda da formação de vesículas; A fagocitose é o processo de ingestão de partículas sólidas através da membrana plasmática, com a ajuda de lisossomos e fagossomos, que liberam enzimas para quebrar as partículas ...

Células B ou linfócitos B: a partir da medula, migram para os tecidos linfáticos, onde se diferenciam em plasmócitos e, caso entrem em contato com algum antígeno, passam a produzir anticorpos.

Todos os linfócitos se originam na medula óssea vermelha, mas os linfócitos T completam a sua maturação no timo, enquanto os linfócitos B saem da medula já como células maduras. Por esse motivo, a medula óssea e o timo são chamados órgãos linfoides centrais.

O timo é uma glândula que participa da regulação da defesa imunológica do organismo. É considerado um órgão linfoide primário. O timo localiza-se no tórax, entre os pulmões e a frente do coração.

A ativação de macrófago decorre da interação de múltiplas citocinas e de outros fatores. Na via 1, TNF-alfa é liberado dos macrófagos como resultado da ativação pelo interferon-gama e da interação com componentes bacterianos que disparam a produção de citocina.

Os leucócitos ou glóbulos brancos são elementos figurados do sangue que têm como função a defesa contra organismos estranhos.