Quem faz a descrição de cargos?

Perguntado por: acunha2 . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Descrição de cargos, ou job description, é a documentação das responsabilidades e atividades realizadas por cada posto de trabalho dentro da empresa. Essa atividade é feita pelo departamento de RH e o manual de descrição de cargos deve ser sempre reavaliado.

Pode-se, então, definir o termo Descrição de cargos e salários como sendo um método utilizado para detalhar documentar as funções exercidas por profissional responsável e preparado para a sua realização e suas devidas remunerações.

Qual é a estrutura de uma descrição de cargos? O formato mais comum inclui o título do cargo, a missão, as atividades, a formação e a experiência exigida e é comum se adotar modelos diferentes para perfis de cargos na organização.

A estrutura de cargos e salários determina a evolução dos colaboradores na empresa, em relação aos seus requisitos, funções e salários. Ela abrange a descrição dos cargos, definição de requisitos comportamentais e técnicos das atividades de cada funcionário, avaliação dos cargos e definição da remuneração e benefícios.

O formato mais comum de descrição de cargo inclui o título da vaga, a missão, as atividades que deverão ser prestadas pelo colaborador, a formação e a experiência exigida. Já a análise de cargos deve ser executada pelo profissional de Recursos Humanos com o objetivo de realizar uma investigação sobre o cargo em aberto.

A descrição de cargos é uma ferramenta muito importante para a boa performance da empresa. Por isso, a área de recursos humanos de uma empresa deve dar especial atenção na elaboração, implantação e manutenção da descrição de cargos, pois ela é muito importante para várias outras atividades do RH.

O cargo serve para orientar o nível do trabalho, assim como as responsabilidades; ao passo que a função, por sua vez, oferece uma ideia geral sobre o trabalho. Na prática, um exemplo de função pode ser Gerente de Projeto de Construção, e um exemplo de cargo para essa função é Engenheiro Civil.

Dependendo do grau de experiência adquirida e da formação, o profissional pode subir na carreira e, depois de analista, se tornar supervisor, gerente ou até diretor da área.

R$ 1.821,00

No cargo de Assistente Administrativo Geral se inicia ganhando R$ 1.457,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 2.269,00. A média salarial para Assistente Administrativo Geral no Brasil é de R$ 1.821,00.

A análise de cargos compara as atividades dos cargos com as responsabilidades necessárias para que um colaborador seja capaz de desempenhar as funções exigidas. Ou seja, essa atividade refere-se as atribuições importantes para que o profissional ocupe determinado cargo.

Com a análise dos cargos é possível identificar aqueles colaboradores que se encaixam nos requisitos exigidos pelos cargos, aqueles que obtêm maior capacidade, habilidade ou conhecimento. Para motivar e engajar, esses colaboradores precisam ser bem remunerados e valorizados pela organização.

Descrição é o texto que contém informações detalhadas sobre as características de algo ou alguém. Assim, ela possibilita a pessoa que a lê ou a ouve imaginar com facilidade o que está sendo descrito - objetos, lugares, acontecimentos ou pessoas, por exemplo.

Em resumo: o desenho de cargos é uma estrutura organizacional das funções, com as atribuições de cada ocupante de um cargo dentro da empresa, a qual está ligada ao mapeamento de competências.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas: Estratégico; Tático; Operacional.

Um organograma é um método de estruturação de equipes dentro de uma empresa. O objetivo dessa ferramenta é organizar os espaços nos quais cada profissional estará inserido, além de esclarecer a qual nível cada um dos outros níveis deve se comunicar e prestar contas.

A descrição de cargo pode ser entendida como a formalização das características da posição e atribuições que cada colaborador tem dentro da empresa onde atua. Inclui itens como experiência profissional, competências, formação acadêmica, posição no organograma, entre outros.