Quem faz a comida no BBB?

Perguntado por: dtorres9 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Normalmente, a produção do programa fica responsável pela divisão logo após a prova do líder, já que a proibição de troca de comida, assim como utensílios e demais acessórios de cozinha jamais devem ser “emprestados” para outra, sempre foi uma regra.

“No âmbito do BBB, a Xepa representa o grupo que terá acesso a uma menor variedade de alimentos, ou seja, uma alimentação restritiva”, diz a professora e tutora Romy Gleyse Chagas Barros, do curso de Gastronomia da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), explicando que alimentos que compõem a xepa são os considerados ...

Popularmente, xepa é o nome dado aos alimentos que sobram nas feiras e não são vendidos. No Big Brother Brasil o termo é usado para designar os participantes que são excluídos do grupo vip, escolhido pelo líder toda semana. Geralmente, os brothers e sisters que ficam na xepa passam mais "perrengue" para se alimentar.

Apesar das regalias, o lado VIP não pode comer nenhum alimento do outro, assim como a xepa não poder comer nada do mais abonados, ou que não esteja no cardápio limitado. Em caso de quebra de regra, a produção tira entre 50 e 500 estalecas de quem cometeu a infração.

No VIP estão, além da Líder Aline Wirley, Amanda e Bruna Griphao. Fazem parte da Xepa Larissa, Cezar, Domitila Barros, Sarah Aline, Marvvila, Fred Nicácio e Ricardo.

Amanda Meirelles passou por uma trajetória de insistência para chegar à final do BBB 23 e ganhar o prêmio. A Globo revelou que a médica mandava mensagens nas redes sociais havia anos, implorando por uma vaga no reality show.

Já os brothers e sisters da Xepa ganham apenas 500 estalecas e só podem adquirir alimentos básicos: arroz, feijão, macarrão instantâneo, carnes de segunda (moela, fígado e língua), biscoito, rapadura, lentilha, leite e ovos, por exemplo.

"Amanda é médica de UTI. Se tem alguém acostumada a tomar atitude sem medo é ela. Como no episódio de um paciente que as pessoas falaram que não havia mais nada a fazer.

Jade Picon engordou no "BBB 22". "Fiquei dois meses sem rotina. Era uma rotina totalmente diferente da minha de sono, de treino, de comida..."

O mercado do BBB funciona assim: fartura em produtos, mimos, itens de mais qualidade e carnes nobres aos VIPs e seletividade de itens, quantidades e alimentos de 2º aos usuários da Xepa. Ambos os grupos precisam fazer render os produtos até as compras da semana seguinte. Outra diferença é o preço.

O que é o "Tá com Nada"? O "Tá com Nada" é a cartada final da produção do Big Brother Brasil, que deixa todos na casa na Xepa, após algum ato proibido.

Com base nas edições anteriores, o mercado do VIP conta com carne vermelha de diversos tipos, peixe, frango, variedade de frutas, frios, temperos, pães; além de regalias como leite condensado e chocolate. Na Xepa, o mercado oferta como opções de proteína fígado, dobradinha, moela, e língua de boi.

A partir do Big Brother Brasil 8, também, os participantes passaram ser divididos em dois grupos de alimentação: Luxo (ou Lado A/casa principal, o lado com mais estalecas) e Xepa (ou Lado B/puxadinho, o lado com menos estalecas).

A Xepa do BBB 22 tinha arroz, feijão, macarrão instantâneo, carnes consideradas de segunda (moela, rabada, fígado e língua), biscoito de água e sal, rapadura, lentilha, leite e ovos.

Para completar, quem fica na Xepa não pode entrar no quarto do líder e é expressamente proibido de consumir qualquer alimento do Vip, nem água do filtro da cozinha Vip se pode beber. Caso essas regras sejam descumpridas eles perdem estalecas.