Quem falou ou que falou?
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!
E você quê ou quem?
Qual frase está correta: você que sabe? Ou você quem sabe? Neste caso, nós podemos utilizar os dois pronomes – é facultativo. A verdade é que sempre que estamos nos referindo a uma pessoa, podemos utilizar o termo quem, do mesmo modo que podemos usar o pronome que.
Foi eu que ou fui eu quem?
De acordo com a norma culta da língua portuguesa, você pode usar o “fui eu quem fez” ou o “fui eu que fiz”, só não deve misturar as duas formas.
Quem agradeço ou eu que agradeço?
Ambas as formas estão corretas. Usadas de forma igual, conforme a preferência do falante : Eu que agradeço! Eu quem agradeço!
Faz cinco anos ou fazem cinco anos?
Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.
Quem fiz ou que fiz?
Fui eu que fiz
Foste tu que fizeste o bolo. Foi ele que fez o bolo. Fomos nós que fizemos o bolo. Na nossa frase (“Fui eu que fiz o bolo”) o pronome é “eu” e a concordância deve ser “que fiz”.
Sou eu quem responde ou responde?
CONCORDÂNCIA. A concordância do verbo com este pronome se efetua, a princípio, na 3ª pessoa do singular: "Sou eu quem responde pelos meus atos." "Sou eu quem agradece por tudo."
Qual é o correto dizer?
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.
Faz dois meses ou fazem?
Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.
Quem sabe um dia o que quer dizer?
Você ainda pode utilizar essa expressão com um tom irônico. Quando alguém gostaria que algo acontecesse mas, por diversos motivos, nunca vai acontecer.
Quem chamou ou quem chamei?
A forma correcta é «ele chamou-me [nome]». Ele chamou-me Carlos, ela chamou-lhe filho, eu chamei-lhes parvos. Suspeito que os exemplos referidos não sejam acidentais.
Que fizemos ou quem fizemos?
Se seleccionarmos que, o seu antecedente é 'nós' da oração anterior, e a concordância será “que fizemos”. Se optarmos por quem, este é um pronome de terceira pessoa, e a concordância será “quem fez“.
É correto dizer acabou de começar?
O verbo acabar também merece uma observação. Devemos evitar o uso do verbo acabar com os verbos começar, iniciar, terminar ou com o próprio verbo acabar. Observe que construções estranhas: "O jogo acabou de começar"; "O filme acabou de terminar". Pior ainda é a aula que "acabou de acabar".
É correto dizer nós que agradecemos?
A construção 'Nós é que agradecemos' não está errada e é enfática. O que existe aí é um elemento expletivo, de realce. 'Nós é que sabemos' é muito mais forte do que simplesmente 'Nós sabemos'. A expressão não varia independentemente do pronome usado.
É certo dizer eu que agradeço?
Ambas as formas estão corretas. Usadas de forma igual, conforme a preferência do falante: Eu que agradeço! Eu quem agradeço!