Quem fala palavrão é mais feliz?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

Você pode até julgar e olhar feio para pessoas que falam palavrões constantemente, mas saiba que elas podem ser mais íntegras, inteligentes e felizes do que você. E quem diz isso, acredite, é a ciência. Um estudo realizado em 2015 descobriu que indivíduos que têm o hábito de falar palavrão apresentam um Q.I. maior.

Brasil

A pesquisa aponta também que o Brasil está longe de ser o país onde mais se fala palavrões. Na Inglaterra e nos Estados Unidos, a taxa média de xingamentos por dia é cerca de 10 e 21, respectivamente. Por aqui, a média nacional de palavrões é de 6,61 — três vezes menor que o registrado pelos estadunidenses.

É o que pesquisadores da Holanda, do Reino Unido, dos EUA e de Hong Kong concluíram. Segundo a pesquisa, pessoas que falam palavrões são menos associados a mentira e dissimulação. Palavrões costumam ser mal vistos – e pessoas que os usam demais podem acabar parecendo de moral duvidosa.

Falar palavrões, de acordo com o que têm mostrado diversos estudos, pode ser muito bom para a saúde mental. Xingar é uma ferramenta efetiva para a liberação da raiva e da frustração.

Síndrome de Tourette é uma doença que afeta crianças e provoca comportamento estranho. O paciente tem vários tiques, xinga e fala palavrões em público, tudo isso de forma involuntária. Não existe exame capaz de detectar essa doença, mas é identificada por neurologistas.

É importante manter a calma quando você estiver sendo provocado ou insultado, mesmo que o instinto o leve à raiva ou às lágrimas. Pessoas com esse tipo de atitude geralmente esperam uma reação. Mantenha a calma e com os pés no chão. Quando alguém o insultar, respire fundo algumas vezes antes de responder.

Você pode também pedir pra um amigo ou parente próximo que te alerte quando você xingar. Depois do período de observação, pense em palavras alternativas ou mais neutras para os palavrões que você usa. Vá aos poucos fazendo essas trocas até formar o novo hábito!

pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose

Com 44 caracteres, eis nosso palavrão mais atual: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. De tão extenso, nem cabe na mesma linha. Segundo o dicionário de papel, designa uma doença que afeta o pulmão e a garganta, provocada pela inspiração de cinzas de vulcões.

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia: com 33 letras, esta palavra indica a fobia de pronunciar palavras grandes e complexas, principalmente em público, afinal, dá medo de errar! Link copiado!

Dothraki

O Dothraki é um idioma abençoado com muitos palavrões.

A ciência também encontrou uma ligação positiva entre palavrões e honestidade. Pessoas que xingavam mentiam menos em um nível interpessoal e tinham níveis mais elevados de integridade geral, de acordo com uma série de três estudos publicados em 2017 (em inglês).

“Em qualquer idioma, palavrões são considerados palavras sujas e geralmente reprimidas na linguagem”, afirma Bárbara Santos, psicóloga e psicanalista na Holiste Psiquiatria.

O “palavrão” originou-se em tabus criados pela religião e pela vida em sociedade. Tudo que se relacionava a homem, animal e sexo foi motivo de controle rigoroso dos religiosos.

Na maioria das vezes, xingar é uma reação emocional. Quando estamos frustrados, surpresos ou com raiva, o palavrão causa um alívio. Pesquisas mostram que xingar aumenta a capacidade do corpo de tolerar a dor.

Palavrão é um termo pejorativo ou ofensivo usado em relação a alguém ou algo. Assim, "filho da puta" é um palavrão. Xingamento é o uso de palavrões por uma pessoa para se referir à outras.

Entendendo os Tiques Nervosos - "Cacoetes"
Pálpebras ("piscar sem propósito") Rosto ("fazer careta") Pescoço ("torcer o pescoço") Ombros ("levantar os ombros")

A síndrome de Tourette caracteriza-se por tiques motores ou vocais que ocorrem com frequência e intensidade variáveis. Em alguns casos, podem causar constrangimento aos pacientes.

Mateus 18:6—“Qualquer Que Escandalizar Um Destes Pequeninos”
Hinckley disse: “Peço-vos encarecidamente que abandonem [tais práticas], que se afastem delas, que busquem ajuda, que implorem perdão ao Senhor e reparem o que fizeram. Deus não será escarnecido em razão dos abusos a Seus pequeninos”.

O crime nada mais é do que xingar alguém, ofendendo de forma subjetiva sua dignidade e decoro. Ou seja, qualquer opinião pessoal que ofenda a dignidade de outra pessoa pode ser caracterizada como injúria, como por exemplo chamar um indivíduo de “burro”, “ladrão”, “imbecil”, entre outros.

Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. Injuriar– é atribuirpalavras ou qualidades ofensivas a alguém, expor defeitos ou opinião que desqualifique a pessoa, atingindo sua honra e moral.