Quem fala caboclo?

Perguntado por: lbarbosas . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Os caboclos são espíritos e encantados afro-ameríndios que podem se manifestar por muitas formas nas religiões de matriz africana. Em comum têm a capacidade (nem sempre compartilhada por outras divindades, como os orixás) de falar.

Chamar alguém de 'caboclo' indica que esta pessoa é de baixa condição social. Wagley (1976) escreveu que o termo "só existe no conceito dos grupos de status mais elevado referindo-se de status inferior".

Caboclo é um termo Tupi que designava os filhos de indígenas com os brancos europeus. Os caboclos, aqui tratados, são os descendentes da miscigenação entre brancos europeus (portugueses e espanhóis), negros e índios durante os séculos de colonização portuguesa.

"Senhor das matas, guerreiro, vencedor de demandas e feitiçarias, eu (diga seu nome completo) venho a vós, rogando vossa força e proteção em meu dia a dia para que nenhum mal me atinja e que eu tenha sempre meus caminhos abertos e protegidos por sua luz.

Dentre os registros linguísticos mais notórios dos caboclos está o “sotaque”, categoria nativa que nomeia uma situação de desafio em forma de bravata que estabelece um diálogo, uma alternância entre (en)cantadores.

O candomblé também trata Exu de maneira diferente, pois, em sua crença, Exu é um orixá, e não uma entidade; Caboclos: espíritos de índios, tanto guerreiros quanto curandeiros (pajés);

Jurema, bebida ritual
Assim, valorizam-se as frutas tropicais, mas também o milho; e outros ingredientes naturais como o mel de abelha. Além disso, há as bebidas artesanais e, em destaque, a “jurema”, que é servida ritualmente para se celebrar os caboclos.

Os Caboclos na Umbanda são Guias, Chefes de Terreiros que trabalham em prol da evolução espiritual de todos, através da prática da caridade.

1 caipira, sertanejo, roceiro. 2 caburé. 3 índio, indígena, bugre. 4 moreno, bronzeado, acobreado.

Caboclo, dentro da umbanda, corresponde a um espírito desencarnado de um índio, que se manifesta através de uma pessoa capaz de senti-lo, o chamado "médium".

Quanto aos “caboclos”, o recenseamento chegou a um número bem elevado (quase 1,3 milhão), correspondendo a 9,6% da população total do país.

A cultura cabocla incorporou muitos dos valores religiosos e culturais dos povos indígenas. Ela também é formada por hábitos, cos- tumes, rituais, crenças, lendas, rezas e benzeduras, saberes e práticas disseminadas no modo de vida caboclo.

Expressão corporal: é comumente saudado com movimento das mãos sob a cabeça. Você provavelmente vai ver alguém tocando a testa com a mão direita, ao mesmo tempo que a esquerda toca a nuca. Faz-se esse movimento, alternando entre mão direita/testa, mão esquerda/nuca e mão direita/ nuca, mão esquerda/ testa.

Dentre os Caboclos que Oxossi governa estão: Caboclo Cobra Coral, Caboclo Treme Terra e Cabocla Jurema ( Imagem acima). Sua Saudação no Candomblé é "Oke Aro!" e na Umbanda "Okê Oxossi!".

Neste mês, salvamos os Boiadeiros de todo coração com sua saudação ritual: Xetro, marrumbá xetro!

Continuar lendo Como caboclo fala?