Quem fabricou o Renegade?

Perguntado por: apereira6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Jeep

A Jeep chegou a 350 mil unidades do Renegade produzidos no Brasil, desde que começou a montar o modelo no polo automotivo do Grupo FCA em Goiana (PE), tendo sido o primeiro a ser feito na fábrica inaugurada em 2015. Além do mercado brasileiro, o SUV também é vendido em outros 12 países da América Latina.

Em 2014, a italiana concluiu o processo de compra do Grupo Chrysler e se tornou um gigante automotivo por meio da FCA. Fiat Freemont: mesmo carro!

Como a Jeep é uma empresa que compõem a FCA (Fiat Chrysler Automobiles), muitos saíram afirmando (inclusive grandes jornais) que o motor que está no Jeep Renegade, é o mesmo que equipava antigos modelos da Fiat, como Bravo e Linea.

Criada na década de 1940 para servir ao exército dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, a Jeep já mudou de dono algumas vezes -- da fabricante americana Willys Overland para a Chrysler em 1987 e, depois, para a FCA --, mas segue ganhando os civis.

Com a mais inovadora e eficiente linha de produção automotiva do grupo Stellanis, a história da Jeep no Brasil ganha novos capítulos. Um projeto que mudou a vida de milhões de brasileiros e continuará mudando até alcançar milhões.

"Renegado", ou aquele que quebra tradições. Este foi o nome adotado ao primeiro veículo produzido no Polo Automotivo Stellantis em Goiana.

A palavra Jeep seria formada pelas iniciais das palavras Just Enough Essential Parts, algo como “apenas peças essenciais”. Isso porque o veículo militar era produzido por diferentes empresas: todas fabricavam o mesmo projeto e intercambiavam peças.

Fiat Chrysler Automobiles

Ela incorporou a norte-americana Chrysler criando em 2014 o grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e detém as marcas Fiat, Alfa Romeo, Lancia, Maserati, Ferrari, Jeep, Dodge, RAM e Chrysler.

Grupo Ford
Hoje temos apenas a Ford e a Lincoln, divisão de luxo atuante nos EUA. Antes disso, até 2021, ela também contava com a Troller, frente nacional da da Ford Ranger. O que acabou após as fábricas da marca deixarem nosso país.

O grupo automotivo Stellantis, dono de marcas como Fiat, Chrysler, Jeep e Peugeot, anunciou nesta terça-feira (7) que pretende chegar em 2030 com cerca 20 bilhões de euros por ano de receitas adicionais geradas por veículos habilitados para software.

FCA - Fiat Chrysler Automóveis
Na prática, a Fiat comprou o Grupo Chrysler depois de se reerguer na Europa, muito graças ao fim de um acordo com a General Motors. Assim, se formou uma empresa com 10 marcas: Fiat, Alfa Romeo, Maserati, Lancia, Abarth, Chrysler, Jeep, Ram, SRT e Dodge…

A Jeep mantém a produção em Belvidere até o final de fevereiro de 2023. Todas as marcas da Stellantis já ganharam um ultimato que precisam melhorar seu caixa até 2030. O Cherokee não deve sair de linha.

Engenhoca estranha para a época, o veículo foi criado pelo engenheiro de origem alemã Karl Propst. O projeto estava pronto em cinco dias e o protótipo levou apenas 49 para ser fabricado. O primeiro Jeep foi apresentado em Butler, no estado norte-americano da Pensilvânia.

Jeep Compass
Próximo aos limpadores do para-brisa existe um relevo de uma pequena e simpática lagartixa. Segundo a Jeep, o pequeno réptil está ali pois ele tem boa aderência sob qualquer superfície e é resiliente a várias condições de clima – tal qual é a proposta do Compass.