Quem fábrica o Jeep no Brasil?

Perguntado por: rmenezes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4 / 5 16 votos

Com a mais inovadora e eficiente linha de produção automotiva do grupo Stellanis, a história da Jeep no Brasil ganha novos capítulos. Um projeto que mudou a vida de milhões de brasileiros e continuará mudando até alcançar milhões.

Apesar da fábrica ser considerada nova, a produção da Jeep no Brasil vem desde os anos 1940, com a montagem de unidades CKDs no país, passando pela produção na fábrica da Willys Overland, em São Bernardo do Campo (SP), e também em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, nas décadas de 1950 e 1960.

Com ele, as outras 999 mil unidades somam quantidade suficiente de carros para, caso enfileirados, cruzarem o Brasil de Monte Caburaí (RR), ao Arroio do Chuí (RS), totalizando uma distância de 4.394km. Na planta de Goiana, são fabricados, além do Commander, os modelos Jeep Renegade e Compass – todos SUVs.

A Stellantis, dona de marcas como a Fiat e Jeep, lidera o mercado sul-americano de automóveis e comerciais, com uma fatia de 23,6% das vendas na região, no acumulado de 2022 (janeiro a novembro). No Brasil, o destaque é a Fiat.

Grupo Stellantis
A combinação dessas empresas se deu em janeiro de 2021, resultando em uma fusão 50-50. O grupo reúne treze marcas de automóveis – Fiat, Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Lancia, Jeep, Citroën, Vauxhall, DS, Opel, Peugeot e RAM.

A palavra Jeep seria formada pelas iniciais das palavras Just Enough Essential Parts, algo como “apenas peças essenciais”. Isso porque o veículo militar era produzido por diferentes empresas: todas fabricavam o mesmo projeto e intercambiavam peças.

Produzido no Brasil desde outubro de 2016, no Polo Automotivo de Goiana, no Estado de Pernambuco, o Jeep Compass ultrapassou a marca de 400 mil unidades fabricadas no País. O lidera o segmento de SUVs médios no mercado nacional.

Unidade foi inaugurada nesta terça-feira (28), com a presença da presidente Dilma Rousseff.

Jeep

O Renegade é um SUV crossover compacto, produzido pela Jeep, bandeira da Stellantis, lançado em 2014. É fabricado em Melfi (na Itália) e também em Rüsselsheim ( na Alemanha), tendo sua produção começado em março de 2015.

É no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (aberto há oito anos), que a Jeep produz o Renegade, o Compass e o Commander. Da mesma forma, lá também é feita a picape Fiat Toro. Os veículos abastecem o mercado nacional e diversos países da América Latina, como Chile, Argentina, Colômbia e Uruguai, por exemplo.

Nas versões de 60", 30" e 15" segundos, o filme narra a liberdade, o prazer, os sacrifícios e a satisfação de uma conquista, sentimentos que conectam o surfe aos quatro pilares essenciais da marca Jeep: paixão, autenticidade, liberdade e aventura.

Willys-Overland

O modelo foi o primeiro Jeep a ser fabricado pela Willys-Overland do Brasil, já a partir de 1954, dando início a uma história de sucesso, que perdura até hoje com a linha Renegade, Compass e Commander. As letras CJ vêm de Civilian Jeep – Jeep civil – já que ele veio derivado de modelos militares.

O Wrangler é produzido na planta Toledo North, em Ohio, nos Estados Unidos.

Ela incorporou a norte-americana Chrysler criando em 2014 o grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e detém as marcas Fiat, Alfa Romeo, Lancia, Maserati, Ferrari, Jeep, Dodge, RAM e Chrysler.

Grupo Ford
Hoje temos apenas a Ford e a Lincoln, divisão de luxo atuante nos EUA. Antes disso, até 2021, ela também contava com a Troller, frente nacional da da Ford Ranger. O que acabou após as fábricas da marca deixarem nosso país.