Quem explora o petróleo nos EUA?

Perguntado por: vmarinho . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Os lucros das duas maiores petrolíferas dos EUA dispararam essa semana, com a ExxonMobil e a Chevron se beneficiando da recente alta nos preços do petróleo. A ExxonMobil (XOM), maior empresa de petróleo do país, registrou lucro líquido de US $ 6,8 bilhões – um ano após o prejuízo de US $ 680 milhões.

Arábia Saudita

A Arábia Saudita tem 17% das reservas comprovadas de petróleo do mundo, e é o maior exportador. O setor de petróleo e gás amontam em torno de 50% do produto interno bruto e cerca de 85% das receitas de exportação.

Em janeiro de 2022, a SPR atingiu o menor patamar dos últimos 20 anos – 588 milhões de barris de petróleo. Esse valor representa uma queda de aproximadamente 9% em relação à média de 2019, antes do impacto da pandemia do Covid-19 sobre os mercados globais.

Os maiores produtores de petróleo em nível mundial são Estados Unidos, Arábia Saudita e Rússia. Os países que possuem as maiores reservas petrolíferas são Venezuela, Arábia Saudita e Canadá. O Brasil é um importante produtor de petróleo em nível mundial, ocupando a nona posição entre os maiores produtores mundiais.

Atualmente, o Brasil é o 9º maior produtor de petróleo no mundo, mantendo-se na mesma posição de 2020. Estados Unidos, China, Rússia e Canadá foram responsáveis por quase metade da produção mundial total.

O modelo americano
O governo abre leilões para concessões de áreas de exploração de petróleo, as empresas privadas concorrem e pagam impostos ou royalties sobre as receitas vindas dessa atividade. Não tem estatal participando, nem taxação muito alta. "É o sistema vigente nos Estados Unidos, Canadá e Austrália.

O petróleo domina a economia da Venezuela e representa praticamente a totalidade de suas receitas de exportação.

Conforme um levantamento da BP (British Petroleum), as reservas de petróleo devem acabar nos próximos 53 anos. Na verdade, o instituto ainda apontou uma data exata: 2067. Além disso, a pesquisa apontou que 1,678 trilhões de petróleo serão consumidos até a data limite.

O DoE afirma que a produção de petróleo dos EUA ficará em média em 11,9 milhões de barris por dia (bpd) neste ano e em 12,8 milhões de bpd em 2023. Com isso, o país deve superar o recorde estabelecido em 2019, de 12,3 milhões de bpd.

Dados federais mostram que seguem em atividade apenas oito das 17 refinarias que operavam na costa leste dos EUA em 2000.

O crescimento da produção americana se deu devido a descoberta de reservas de óleo não convencionais (shale oil ou óleo de xisto), que permitiu ao país aumentar sua produção em mais de 1 milhão de b/d por anos consecutivos.

O petróleo mais leve tem maior concentração de derivados como gasolina, GLP (gás liquefeito de petróleo) e naftas. É o tipo mais valorizado no mercado por produzir a maior proporção de derivados de maior valor agregado.

Isso acontece porque o processamento dos combustíveis é uma atividade de menor risco que a exploração de petróleo. Uma refinaria é uma operação industrial, planejada a partir de uma demanda de mercado que é conhecida.

DECISÃO: Aquisição de gasolina venezuelana constitui crime de contrabando. Em seu voto, a relatora, juíza federal convocada Rogéria Castro Debelli, afirma que a importação de gasolina da Venezuela é crime de contrabando, sendo proibida por constituir monopólio da União, nos termos...

A política de reajuste, que segue paridade internacional, mais a inércia do governo, que não cria instrumentos para amortecer o impacto nos preços da economia e no bolso do trabalhador mais pobre, explicam o problema, num contexto em que o Brasil privatizou a distribuição e reduziu drasticamente os investimentos em ...

O custo da produção
As razões por trás do caso venezuelano são várias e muito diversas, e a quantidade das reservas de petróleo é apenas um fator entre os que determinam se a exploração é realmente lucrativa. Um país com grandes reservas nem sempre consegue extrair e vender todo o petróleo que pode.

Agora são 605 em atividade nos EUA
(Equipe Estadão Conteúdo) – O número de poços e plataformas de petróleo em atividade nos Estados Unidos cresceu 6 na semana, a 605, informou hoje a Baker Hughes, companhia que presta serviços no setor.

Os maiores produtores de petróleo do mundo são Estados Unidos, Arábia Saudita e Rússia. Juntos, eles representam mais de 40% da produção mundial.

Há alguma discordância sobre qual país possui as maiores reservas comprovadas de gás natural. Fontes que consideram que a Rússia tem de longe as maiores reservas comprovadas incluem a CIA dos EUA (47.600 quilômetros cúbicos), a Administração de Informação de Energia dos EUA (49.000 km³), e a OPEP (48.810 km³).

Atualmente o exército conta com 546 047 militares no serviço ativo, mais 557 246 na reserva ou guarda nacional, totalizando assim 1 105 301 combatentes.

As reservas internacionais do Brasil em outubro de 2022 registraram o patamar mais baixo em 11 anos, segundo dados do Banco Central. Com US$ 326 bilhões em caixa neste mês de outubro, o valor é semelhante ao registrado em abril de 2011.