Quem explora o lítio no Brasil?

Perguntado por: lornelas . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Hoje, só duas empresas produzem lítio no Brasil: a Companhia Brasileira de Lítio (CBL) e a AMG Brasil. Mas há várias empresas com projetos de mineração em andamento.

Além da brasileira Sigma Lithium, outras empresas estrangeiras já estão se instalando no nordeste de Minas Gerais. De acordo com o MME, o Brasil está entre os países com maior potencial de extração de lítio do mundo, assim como o Chile, Argentina, Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Extraído da região do Vale do Jequitinhonha pela Sigma Lithium, que atua entre as cidades de Itinga e Araçuaí, esse mineral é utilizado em aplicações como baterias, ligas metálicas, dispositivos médicos e produção de fármacos, e foi enviado do Brasil para a empresa chinesa Yahua.

O Lithium Valley Brazil é formado pelas regiões Norte e Jequitinhonha/Mucuri do estado, regiões que abrigam a maior reserva nacional de lítio.

A maior reserva de Lítio no mundo está localizada na Bolívia. Ela pode transformar um país pobre na mais nova potência energética mundial.

Zimbábue
O Sinomine Resource Group, da China, recentemente adquiriu a única produtora de lítio do país, que alega ter o maior depósito de lítio do mundo, com mais de 11 milhões de toneladas métricas. A companhia tem planos de investir 200 milhões de dólares na expansão da capacidade produtiva da mina.

Lítio de R$ 25 mil a tonelada começa a ser produzido em MG - 11/05/2023 - Mercado - Folha.

Os compostos de lítio são obtidos nos minerais: espodumênio, lepidolita, ambligonita ou petalita, que são aluminossilicatos de lítio.

Chile, Austrália, Argentina e China detêm juntos cerca de 95% das reservas de lítio atualmente conhecidas no mundo.

As reservas mundiais de óxido de lítio (Li2O), sem considerar a Bolívia, cujos dados não são divulgados eram de 13 milhões de t em 2013, concentradas no Chile (57,6%), China (26,9%) e Austrália (7,7%).

O Vale do Lítio deve abranger 14 cidades, onde se localizam as maiores reservas do mineral no país. O Brasil é um dos países com maior potencial de extração do lítio, juntamente com Chile, Argentina, Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Notícias de Mineração Brasil - Brasil Tem 8% Das Reservas De Lítio Do Mundo.

Assim como qualquer outra atividade de mineração, os processos de extração, refino e descarte do lítio também agridem o meio ambiente, inevitavelmente causam degradação do solo, perda de biodiversidade, contaminam a água e o ar, segundo recente relatório da Friends of the Earth International, FoEI, organização ...

A maior parte do lítio do mundo é extraído de uma salmoura rica em minerais, cerca de dez metros abaixo dos lagos salgados das salinas de alta altitude. O processo começa por perfurar através da crosta e depois bombear a salmoura até à superfície para piscinas de evaporação, onde ela é deixada durante meses.

O lítio é utilizado como reagente e catalisador nos processos industriais de fabricação de polímeros. O íon de lítio é utilizado como medicamento para quem sofre de transtorno bipolar e outras psicopatias, pois reduz o estresse oxidativo, ou seja, suaviza as mudanças de humor do paciente.

nióbio

Brasil tem a maior reserva ativa de nióbio, são cerca de 98,4% do total mundial - Fiep - Boletins Setoriais - Metalmecânico e eletroeletrônico - Especial.

Ferro: o principal recurso mineral encontrado no Brasil, ele é extraído principalmente da hematita, magnetita, limonita e siderita. A jazida de minério de ferro mais variada e maior, está localizada na Serra dos Carajás, próxima da cidade de Marabá e do rio Tocantins, no Estado do Pará.

De qualquer modo, a única forma de investir em lítio hoje na B3 é comprando o BDR BLBT39. O BLBT39 replica o Global X Lithium & Battery Tech ETF (NYSE: LIT), um fundo índice listado que busca reproduzir o Solactive Global Lithium Index.