Quem evidenciou a presença dos microrganismos?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

A evidência de que os microrganismos estão presentes em todos os lugares, ou seja, são ubíquos, teve a contribuição histórica de pesquisadores como o holandês Antony van Leeuwenhoek (1632 – 1723) e o químico francês Louis Pasteur (1822 -1895).

Em 1882, Koch descobriu o bacilo da tuberculose. Além de cultivá-lo fora do organismo humano, conseguiu provocar a doença em animais com o produto dessa cultura.

Teorias sobre Microbiologia

  • Abiogênese. ...
  • Biogênese. ...
  • Oswaldo Cruz (1872-1917) ...
  • Adolph Lutz (1855-1940) ...
  • Vital Brazil (1865-1950)

A Microbiologia como conhecemos nos dias atuais só foi possível quando no ano de 1674 o alemão Antony Van Leeuwenhoek criou o primeiro microscópio. Ele usou este pequeno equipamento criado por ele para observar pequenos seres, em amostras de solo, rio, saliva e fezes, dos quais ele nomeou como “animálculos”.

Adepto da teoria biogênica, Louis Pasteur em 1861, através de um experimento, conseguiu demonstrar conclusivamente a impossibilidade da geração espontânea da vida (hipótese tão defendida pelos abiogenistas), ou seja, a origem da vida somente é possível a partir da matéria viva, de um ser vivo preexistente.

Louis Pasteur, francês, ficou mundialmente famoso por ter desenvolvido a vacina contra a raiva. Robert Koch, alemão, recebeu o Prémio Nobel de Medicina pela descoberta do bacilo da tuberculose. No final do século XIX, quando as epidemias dizimavam populações, a sua rivalidade revolucionou a ciência.

Os primeiros organismos eram microscópicos, com uma única célula: precursores das bactérias, eram capazes de metabolizar elementos inorgânicos, transformando-os em moléculas complexas. Há cerca de 1,5 bilhão de anos surgiram os primeiros organismos multicelulares.

Antonie van Leeuwenhoek

Antonie van Leeuwenhoek, em 1673, foi o primeiro a observar a existência de microrganismos, usando um microscópio de lente simples. No século XIX, Pasteur e Robert Koch sugeriam a teoria de que as bactérias eram vetores de várias doenças.

Penicilina

Para que um microrganismo possa ser considerado responsável por uma doença deve: 1 ser encontrado em todos os casos da doença; 2 ser cultivado em cultura pura; 3 provocar a doença quando inoculado num animal de experiência; 4 poder ser isolado desses animais e cultivado em cultura pura.

Antonie van Leeuwenhoek

Seu nome era Antonie van Leeuwenhoek e ele viveu de 1632 a 1723. Embora sem formação científica, van Leeuwenhoek se tornou o maior fabricante de lentes da sua época, tendo descoberto a forma de vida microscópica e tido como o “pai da microbiologia”.

Pasteur identificou que bactérias presentes no ar eram as responsáveis pelo azedamento. Após alguns testes, ele descobriu que em temperatura de 60ºC as bactérias não resistiam. Assim, a solução seria conservar os produtos a essa temperatura até serem embalados em recipientes assépticos e hermeticamente fechados.

Microscope of Anton van Leeuwenhoek

Através de seus estudos, ele descobriu que micro-organismos como germes, bactérias, vírus eram os maiores causadores de diversas doenças, mas que existiam maneiras de evitar sua propagação. Graças a Pasteur, surgem as primeiras noções de esterilização, assepsia e pasteurização (nome em homenagem ao cientista).