Quem eu sou ou quem sou eu?

Perguntado por: raragao . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

ses, a pergunta deverá ser : Quem É eu? ( e não : quem SOU eu).

O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu).

7) As duas primeiras frases estão corretas, sendo que a segunda admite a variante "Sou eu quem pergunto".

1) Quando o sujeito é formado por uma expressão de sentido partitivo ou coletivo, o verbo ficará no singularse o predicativo estiver no singular. Quando o predicativo estiver no plural, o verbo também será flexionado no plural. “A maioria é pessoa responsável, que age de forma solidária e cooperativa.”

Entrevista de emprego: como responder “quem sou eu”?

  1. Faça autocrítica. Olhe para si, conheça seus pontos fortes e fracos. ...
  2. Aprimore o autoconhecimento. ...
  3. Conheça a empresa e o cargo. ...
  4. Adeque sua resposta às necessidades da vaga. ...
  5. Seja sincero. ...
  6. Treine a entrevista.

Quando eu me pergunto quem sou eu, sou o que pergunta ou o que não sabe a resposta? O mais próximo de mim sou eu. Quem sou eu? A alegria de quem me ama, a tristeza de quem me odeia e a ocupação de quem me inveja!

'Eu que agradeço' ou 'quem agradece sou eu'?
Há um tempo devia a ele o esclarecimento da seguinte dúvida: “EU QUE AGRADEÇO” ou “QUEM AGRADECE SOU EU”? Bem, senhor Moysés e demais leitores, as duas formas estão corretas.

Sou vem do verbo ser. O mesmo que: existo, aconteço, vivo, faço, relaciono, significo, estou, consisto, pertenço.

CONCORDÂNCIA. A concordância do verbo com este pronome se efetua, a princípio, na 3ª pessoa do singular: "Sou eu quem responde pelos meus atos." "Sou eu quem agradece por tudo."

Quando associado a outros, em frases neutras, o pronome “eu” deverá ser o primeiro, pois ele vai condicionar a pessoa do verbo. A primeira pessoa (eu), associada a outras pessoas (tu, ele, etc.)

O pronome “que” funciona como objeito direto. Substituindo pelo “quem”, teremos: O rapaz a quem conheci ontem está em minha sala. É preciso ficar atento ao uso correto do pronome relativo “quem”, já que ele só deve ser empregado quando o antecedente referir-se a uma pessoa.

O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso?

O verbo ser deve sempre concordar com as horas que você deseja anunciar. Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são. Mas lembre-se: mesmo que "doze horas" seja plural, "meio-dia" e "meia-noite" são singulares.

O sujeito é o pronome nós, portanto. A regra então é: nas frases com o verbo ser que tenham um pronome pessoal, a concordância verbal se faz com o pronome: O cliente somos nós.

O correto é"São" porq não existe apenas uma hora, e sim várias horas. São 8 horas. se o predicativo é "dia", então é singular. Se é a representação numérica de soma ou "dias", então é plural.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.