Quem estudou em escola particular não pode entrar em faculdade pública?

Perguntado por: ununes . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

O estudante que cursou o ensino médio em escola particular, ainda que como bolsista integral, não pode concorrer a vaga em universidade pública federal por meio do sistema de cotas sociais.

A estabelece expressamente que não podem concorrer às vagas desse sistema os estudantes que tenham, em algum momento, cursado parte do ensino fundamental em escolas particulares.

As regras do Bolsa Família citam, na área da educação, a exigência de frequência escolar, mas, ao contrário do que muitos acreditam, ela não está limitada às escolas públicas. Ou seja, é possível, sim, receber o benefício mesmo se optar por matricular as crianças em escola particular.

Estudante de escola particular com bolsa parcial ou sem bolsa: ter cursado o ensino médio integralmente em instituição da rede particular, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

Não há nada que impeça você de cursar duas faculdades ao mesmo tempo em uma instituição particular. Outra opção é fazer um dos cursos na universidade pública e o outro na faculdade particular. O importante é que você não ocupe duas vagas públicas.

Isso mostrou que o ensino público federal apresentou eficiência tão boa quanto o ensino privado para os melhores alunos. Já para o ensino público estadual, os melhores alunos são mais prejudicados que os alunos intermediários, cuja eficiência do ensino fica pouco acima da eficiência média.

Uma grande vantagem da escola particular é a disponibilidade de recursos. Normalmente, a rede privada de ensino investe mais em tecnologia, disponibilizando salas de informática, laboratórios e aparatos eletrônicos.

Quem estudou em escola particular pode se inscrever no Sisu? Sim, desde que cumpra o requisito de ter feito o Enem mais recente, sem ter zerado a redação. O Sisu não tem nenhuma exigência quanto ao tipo de escola que o candidato cursou (pública ou particular).

Quem cursou o Ensino Médio em escola particular com bolsa pode concorrer pela reserva de vagas (cotas)? Não. A condição de bolsista em escola da rede privada não habilita a pessoa a ocupar uma vaga reservada (cota).

Para ser considerado egresso de escola pública, o estudante deve ter cursado o ensino médio em escola pública ou ter obtido certificação do Enem, Encceja e demais realizadas pelos sistemas estaduais, tendo cursado o ensino fundamental em estabelecimento público.

Candidatos de escola pública não pagam a taxa. O pedido de isenção deve ser feito até 19 de outubro, no ato da inscrição. Ação Afirmativa - Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental na rede pública.

Não. Para participar do ProUni é necessário ter concluído o Ensino Médio em escola pública ou em colégio particular com ou sem bolsa de estudo integral. Candidatos que concluíram o ensino médio por certificações como o Encceja também podem participar da seleção.

Os estudantes de escola pública tiveram notas quase um terço menores em relação aos alunos de instituições particulares no último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Quem quiser se inscrever no Prouni também não pode ter diploma de ensino superior, com exceção de professores da rede pública, que também não precisam comprovar renda. Além disso, vale lembrar que os candidatos que fazem o Enem como treineiros não podem participar do Prouni.