Quem estava certo Darwin e Lamarck?

Perguntado por: llacerda9 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Hoje, consideramos correta a teoria de Darwin! De uma forma diferente, ela explica a mesma coisa que Lamarck tentava esclarecer: o conceito de adaptação dos indivíduos. Se você vai fazer o ENEM ou outros vestibulares, é importante saber as similaridades e diferenças entre as teorias de Darwin e Lamarck!

Uma nova pesquisa comandada por biólogos da Universidade de Bath, no Reino Unido, aponta que Charles Darwin errou em seu entendimento sobre a seleção sexual, que são as características que explicariam o porquê, por exemplo, de pavões machos terem caudas tão extravagantes.

Lamarckismo e Darwinismo
Em comum, os dois naturalistas buscaram compreender os mecanismos da evolução dos seres vivos. Como vimos, as teorias de Lamarck falharam ao considerar que o maior uso de um órgão irá desenvolvê-lo e que essas características adquiridas ao longo da vida seriam transmitidas aos descendentes.

Lamarck, em razão principalmente da falta de tecnologia e conhecimento na época, pecou em vários aspectos de sua teoria. Primeiramente devemos ter em mente que o uso e o desuso não provocam o surgimento de características que podem ser transmitidas aos descendentes.

Apesar das semelhanças entre as teorias, Darwin levou o conceito ainda mais adiante, ao pensar em questões genéticas e introduzi-las na sua teoria. No entanto, enquanto a teoria de Lamarck englobava os seres humanos, Darwin evitou o assunto, apesar de concordar que a seleção natural também age sobre a espécie humana.

O grande erro de Lamarck foi falar que a evolução era direcional e progressiva, que existia uma Grande Cadeia dos Seres dos mais simples e “menos evoluídos” até o mais Complexo e “Evoluído” Ser Vivo – o ser humano.

O primeiro a propor uma teoria evolutiva foi o biólogo francês Jean-Baptiste de Lamarck, que em 1809 publicou as suas teorias no livro “Filosofia Zoológica”.

A restrição de religiosos a Darwin acontece porque a teoria do britânico, ao defender a evolução dos seres vivos por meio da seleção natural, prescinde de um criador para explicar a origem das diferentes espécies.

É importante lembrar, que apesar de a teoria da seleção natural ser comprovadamente verdadeira, Darwin não conseguiu explicar a origem e a transmissão das variações que surgiam nos seres vivos. Na época de Darwin as mutações e as leis de Mendel não eram conhecidas.

Vale destacar que, apesar de explicar o mecanismo de seleção natural, Darwin não tinha conhecimentos sobre genética e, portanto, não compreendia a forma como as características eram passadas para as gerações seguintes.

O principal nome do pensamento evolutivo foi Charles Darwin, que estabeleceu a lei da Seleção Natural. No entanto, devido ao pouco estudo no campo da genética, Darwin não conseguiu explicar como as características dos indivíduos eram passadas adiante.

Na teoria de Darwin, o principal conceito referenciado pelos autores é o da seleção natural, e, na de Lamarck, a herança dos caracteres adquiridos.

O Lamarckismo, referindo-se à necessidade de adaptação individual, assenta em dois princípios: Lei do Uso e do Desuso e Lei da Transmissão dos Caracteres Adquiridos. O Darwinismo baseia-se, fundamentalmente, em três ideias: variabilidade intraespecífica, seleção natural e reprodução diferencial.

A pesquisa desenvolvida mostrou que inicialmente Lamarck acreditava que as espécies eram fixas e depois mudou de ideia. Ele procurou explicar desde o surgimento dos primeiros seres vivos por geração espontânea até a origem do homem.

Darwin, por sua vez, elogiou o trabalho de Lamarck, pois acreditava em aspectos da teoria do naturalista francês, como a lei do uso e desuso. Além disso, o trabalho do francês foi creditado pelo britânico pela contribuição em difundir a ideia.

18 de dezembro de 1829, Paris, França

Em sua principal obra, Darwin propôs que a evolução ocorreria graças ao mecanismo conhecido como seleção natural. De acordo com essa teoria, os seres vivos, a todo tempo, estariam lutando para sobreviver no meio ambiente, e o meio seria responsável por selecionar aquele mais apto a sobreviver nele.

Continuar lendo Em que Lamarck errou?