Quem estava acima de um centurião?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

Praefectas castrorum

Um grau acima do centurião estava o Praefectas castrorum.

Em termos militares, a hierarquia romana é simples. Legado comandava 10 tribunos. Legados prestavam contas ao primeiro escalão político - aos cônsules na época republicana, e aos comandantes gerais na época imperial, formando assim uma Legião.

Petrônio é o nome dado ao centurião de Pôncio Pilatos que comandava os quatro soldados que executaram Jesus.

Pediu a Jesus que o curasse. Quando Jesus falou que ia à sua casa, ele disse que não era digno de recebê-lo, porque passava o seu dia dando ordens para que os empregados obedecessem. O oficial romano entendeu que, diante de Jesus, era ele quem devia receber as ordens.

Legio IX Hispana – Wikipédia, a enciclopédia livre.

exército romano

O exército romano era a força militar mais temível e eficaz do mundo antigo. Um soldado romano se diferenciava de um soldado de outro lugar, pois era muito bem treinado, tinha as melhores armas e as melhores armaduras.

E o livro do Apocalipse confirma: “Eu vi os sete Anjos que assistem diante de Deus” (Ap 8,2).

Foi o maior império da antiguidade Clássica e um dos maiores da História. Estudos dizem que no apogeu da sua extensão territorial, o Império Romano exerceu autoridade sobre cerca de uma população de mais de 70 milhões de pessoas, à época 21% da população mundial.

Comando da legião
A legião era comandada por um general, dividida em seis a oito coortes, geralmente comandada por um tribuno ou centurião prior, já as coortes eram divididas em cinco a oito centúrias (divisões com 80 legionários e não 100), comandada pelos centuriões.

Aníbal Barca

Em 2 de agosto de 216 a.C., o chefe cartaginês Aníbal Barca derrotou o exército romano comandado por Varrão em Canas, no sul da península Itálica.

A cidade era do tamanho de Campinas. E o Império tinha mais ou menos um quarto da população brasileira atual. No século 2 d.C., viviam na cidade entre 800 mil e 1 milhão de habitantes, enquanto no Império inteiro havia entre 50 e 60 milhões de moradores.

"A tradição popular identifica São Longuinho como esse soldado romano, o centurião Cássio, que teria traspassado o lado de Jesus com a lança, de onde saiu sangue e água", completa o pesquisador Alves. Nos evangelhos canônicos, não há menção ao nome do soldado.

Os soldados do palácio tamparam seus olhos e caçoaram d'Ele, pedindo para que identificasse quem O estava batendo, e esbofeteavam a Sua face. De manhã cedo, Jesus, surrado e com hematomas, desidratado, e exausto por não dormir, foi levado a Jerusalém para ser chicoteado e então crucificado.

Na cidade de Cesareia morava um homem chamado Cornélio, centurião da coorte chamada Itálica. Era piedoso e, junto com todos os da sua família, pertencia ao grupo dos tementes a Deus; dava muitas esmolas ao povo e orava sempre a Deus.

O grande centurião é um soldado atencioso que valoriza seus servos e subordinados. Ele é tão respeitoso com os israelitas, que prefere enviar os anciãos a Jesus, a para pedir a favor do seu servo, do que ir pessoalmente, e intimidar o Mestre, através de sua autoridade como comandante romano.

E o centurião de Cafarnaum, certamente, com um gentio, vindo de uma nação dominadora como roma, recebeu muita rejeição da parte dos judeus. Mas ele descobriu a elevada moral que o verdadeiro judaísmo pregava. E passou a admirar e crer no Deus de Israel. No que respondeu a toda rejeição, com amor e boas obras.

Era o oficial responsável por comandar uma centúria, dando ordens que deveriam ser prontamente obedecidas pelos homens que liderava, inclusive na rápida execução de uma qualquer formação militar e, encarregava-se da disciplina e instrução da legião.

Marco Vipsânio Agripa viveu numa época de grandes generais romanos, como Júlio César e Pompeu Magno! Ainda assim, Agripa serviu como o mais alto líder militar do primeiro – e talvez maior – imperador da Roma Antiga: Augusto César.